UFPR 2004 Matemática - Questões
Abrir Opções Avançadas
Uma empresa de autopeças vem sofrendo sucessivas quedas em suas vendas a partir de julho de 2002. Naquele mês, ela vendeu 100.000 peças e, desde então, a cada mês tem vendido 2.000 peças a menos. Para reverter essa tendência, o departamento de marketing da empresa resolveu lançar uma campanha cuja meta é aumentar o volume de vendas à razão de 10% ao mês nos próximos seis meses, a partir de janeiro de 2004. A respeito das vendas dessa empresa, é correto afirmar:
a) Neste mês de dezembro, se for confirmada a tendência de queda, serão vendidas 66.000 peças.
b) O total de peças vendidas nos últimos 12 meses, até novembro de 2003, inclusive, é de 900.000 peças.
c) Se a meta da campanha for atingida, os números de peças vendidas mês a mês, a partir do seu lançamento, formarão uma progressão geométrica de razão 10.
d) Se a meta da campanha for atingida, o número de peças a serem vendidas no mês de março de 2004 será superior a 80.000.
e) Se a campanha não for lançada e as vendas continuarem na mesma tendência de queda, daqui a 24 meses a empresa não estará mais vendendo peça alguma.
Em um campeonato de futebol, cada equipe ganha 3 pontos por vitória, 1 ponto por empate e nenhum ponto por derrota. Em uma edição desse campeonato, o São Bento Futebol Clube ganhou pontos em apenas 12 jogos, atingindo 30 pontos, e foi derrotado em 6 jogos. Sobre a participação do São Bento Futebol Clube nesse campeonato, é correto afirmar:
a) Disputou 18 jogos.
b) Empatou mais jogos do que perdeu.
c) Venceu exatamente 7 jogos.
d) Não empatou em 15 jogos.
e) Se cada vitória valesse apenas 2 pontos, teria atingido o total de 21 pontos.
Uma pessoa de $2\ \text{m}$ de altura, passeando pela cidade, caminha em linha reta em uma rua horizontal, na direção da portaria de um edifício. A pessoa para para ver o topo desse edifício, o que a obriga a olhar para cima num ângulo de 30 graus com a horizontal. Após caminhar $49\ \text{m}$, para uma segunda vez para ver o topo do edifício e tem que olhar para cima num ângulo de 45 graus com a horizontal. Suponha que cada andar do edifício tenha $3\ \text{m}$ de altura. Utilize $\sqrt{3}\cong 1,7$. Nessa situação, é correto afirmar:
a) O edifício tem menos de 30 andares.
b) No momento em que a pessoa para pela primeira vez, ela está a $160\ \text{m}$ da portaria do edifício.
c) Quando a pessoa para pela segunda vez, a distância em que ela se encontra da portaria é igual à altura do edifício.
d) Se, depois da segunda vez em que para, a pessoa caminhar mais $35\ \text{m}$ em direção à portaria, para ver o topo do edifício será necessário erguer os olhos num ângulo maior do que 60 graus com a horizontal.
Sabendo-se que $i$, $3$ e $\left(\dfrac{1}{2} +i\dfrac{\sqrt{3} }{2} \right)^{14}$ são raízes de $p\left(x\right)=x^6-6x^5+7x^4-x^3+18x^2+ax+12$, onde $i$ é a unidade imaginária e $a$ é número real, é correto afirmar:
a) 1 também é raiz de $p\left(x\right)$.
b) 4 também é raiz de $p\left(x\right)$.
c) O produto das raízes de $p\left(x\right)$ é 14.
d) $p\left(x\right)$ é divisível por $x^2+x+1$.
Em um sistema de coordenadas cartesianas no plano, a equação de uma circunferência $C$ é $x^2+y^2-2y-7=0$. Sabe-se que as retas $r$ e $s$ são perpendiculares entre si, interceptando-se no ponto $(2,~3)$, e que $r$ contém o centro da circunferência $C$. Assim, é correto afirmar:
a) O ponto $(2,\ 3)$ pertence à circunferência $C$.
b) A reta s é tangente à circunferência $C$.
c) A circunferência $C$ intercepta o eixo $y$ nos pontos de ordenadas $1+2\sqrt{2}$ e $1-2\sqrt{2}$
d) A reta $s$ tem coeficiente angular menor que $-1$.
e) A reta $t$, paralela à reta $s$ e que passa pela origem do sistema de coordenadas, não intercepta a circunferência $C$.
Carregando...