UFPR 2003 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
Tendo em vista a história dos países socialistas, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
($\quad$) Com o socialismo, a distribuição de renda melhorou na maioria dos países que o adotaram, sendo que a pobreza absoluta quase chegou a desaparecer em muitos deles. Apesar disso, continuou havendo desigualdades no socialismo real, muitas vezes até maiores que as vigentes nos países capitalistas desenvolvidos.
($\quad$) A planificação centralizada, característica dos países socialistas, gerou inúmeros problemas. Isso reforça a tese de que as sociedades complexas demandam um sistema descentralizado de tomada de decisão para responder com eficiência a problemas locais e setoriais que não podem ser antecipados por um plano econômico nacional.
($\quad$) O fracasso do socialismo explica-se pelo fato de os países socialistas não terem sido capazes de romper os laços de dependência em relação ao mundo capitalista desenvolvido: eles continuaram a ser exportadores de matérias-primas e importadores de máquinas e equipamentos.
($\quad$) A economia planificada revelou-se superior à economia de mercado no que diz respeito à promoção do desenvolvimento econômico e tecnológico, mas a elevada corrupção na burocracia estatal terminou por minar esses resultados.
($\quad$) Desde 1989, praticamente todos os países que compunham o Segundo Mundo transformaram-se em "economias de transição" entre o modelo planificado e a economia de mercado, na medida em que reinstituíram a propriedade privada da terra, privatizaram empresas estatais e flexibilizaram os salários e as relações de trabalho.
"O mapa não deve ser entendido apenas como uma simples ilustração. Ele é um meio de comunicação, uma fonte de conhecimento sobre determinada realidade. Segundo Yves Lacoste, geógrafo francês, ler uma carta ou um mapa significa saber agir sobre o terreno."
(LUCCI, E. A. Geografia: o homem no espaço global. São Paulo: Saraiva, 1998. p. 307.)
Em relação ao tema, é correto afirmar:
($\quad$) A escala de um mapa é considerada pequena quando se reduz muito uma informação. Assim, é impossível localizar uma rua da cidade de Curitiba em um mapa do Brasil, na escala de 1:1.000.000.
($\quad$) As projeções cartográficas classificam-se em três categorias principais: cilíndrica, cônica e azimutal.
($\quad$) O relevo submarino pode ser representado através de curvas denominadas batimétricas.
($\quad$) Em um mapa, uma das formas de representar o relevo é através das curvas de nível, as quais guardam entre si uma mesma distância vertical, isto é, são equidistantes. Assim, se as curvas estão próximas, a leitura que se faz é de que o terreno representado naquele ponto é íngreme, e se elas estão afastadas entre si, o terreno tem um relevo mais suave.
($\quad$) A representação da superfície curva da Terra numa superfície plana, como em um mapa, se faz através de representações cartográficas, com o uso de relações matemáticas e geométricas. Procura-se, com isso, minimizar as deformações decorrentes da representação do espaço tridimensional em um plano.
($\quad$) A única representação cartográfica da Terra que não apresenta deformação é o Planisfério de Mercator.
"As forças naturais trabalham constantemente, moldando e alterando as paisagens da Terra. As mudanças climáticas a longo prazo – atribuídas às leves oscilações da órbita terrestre e às pequenas mudanças na quantidade de energia irradiada pelo Sol – expõem a superfície do planeta a oscilações dos níveis de temperatura e umidade. Do mesmo modo, mas em tempos distintos, o lento processo geológico das placas tectônicas desloca incansavelmente as massas terrestres desde as regiões polares às tropicais, determinando mudanças na paisagem terrestre."
(Adaptado de: Atlas do extraordinário: A formação da Terra. Rio de Janeiro: Fernando Chinaglia, 1996. p. 178.)
Em relação ao tema, é correto afirmar:
($\quad$) Na história geológica da Terra as placas tectônicas chocam-se, separam-se e fragmentam-se, criando novos continentes, novas paisagens. Essas paisagens, por sua vez, ficarão expostas a ações climáticas, as quais influem nos processos de erosão e deposição de sedimentos e na distribuição da vegetação.
($\quad$) Tendo como um de seus condicionantes o clima, a vegetação funciona como um agente estabilizador da paisagem, diminuindo a ação dos processos erosivos.
($\quad$) Dentre as espécies que coabitam com a vegetação, uma delas está exercendo um profundo efeito sobre as paisagens do mundo: o homem. A espécie humana está acelerando o ritmo de mudanças do planeta e provocando transformações (em parte imprevisíveis) para a sua própria sobrevivência.
($\quad$) Do ponto de vista local, além dos fatores de ordem natural, a agricultura intensiva é uma das responsáveis pela perda de grande quantidade de solo fértil, podendo transformar muito rapidamente uma paisagem.
($\quad$) A pressão demográfica é um mecanismo que estimula a conservação das paisagens naturais do planeta Terra.
"Em 1964, o Estatuto da Terra estabeleceu o conceito de ‘módulo rural’ para orientar a política de reforma agrária, o qual consiste numa propriedade com extensão de terra suficiente para oferecer condições de vida adequadas para uma família de quatro membros adultos. Isso significa que o tamanho de um módulo rural varia de região para região, dependendo da fertilidade do solo, da localização da propriedade em relação aos mercados consumidores e do tipo de produto cultivado na região. Desse modo, foi possível classificar os vários tipos de propriedades rurais conforme suas dimensões em relação ao módulo rural definido para a região onde cada propriedade se localiza."
(Adaptado de: SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998. p. 280.)
O texto acima mostra que, na política de reforma agrária, o importante não é o tamanho da propriedade em si, mas o uso que se faz dela. Sobre o assunto, e seguindo os critérios usados para fins de reforma agrária, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
($\quad$) O minifúndio é um tipo de propriedade com extensão inferior ao módulo rural da região, sendo portanto impróprio para gerar renda suficiente ao sustento digno de uma família de tamanho médio.
($\quad$) O latifúndio por dimensão é um tipo de propriedade com tamanho superior a 600 vezes o módulo rural da região e produção agroindustrial em larga escala.
($\quad$) O latifúndio por exploração tem como principal característica a improdutividade, já que a área desse tipo de latifúndio é destinada sobretudo à especulação imobiliária.
($\quad$) A empresa rural é um tipo de propriedade explorada de forma inadequada; utiliza intensamente agrotóxicos e técnicas agrícolas que degradam a fertilidade dos solos, sendo por isso objeto de desapropriação para fins de reforma agrária.
"O sol já quente crepita sobre o pavimento das ruas, sobre as janelas, as placas esmaltadas, marmorizadas de poeira. Os rostos dos homens que cruzam as ruas são enrugados e cinzentos. [...] Homens limpam os balcões de mármore dos cafés.[...]. De vez em quando um guindaste assobia. Ouve-se o barulho de correias e uma nova viga se eleva, oblíqua, pelos ares [...]. À hora da saída dos teatros, os homens bem vestidos, as mulheres com decotes [...]. A cidade vai dormir. Os táxis buzinam e rangem. O céu cintila na explosão dourada dos anúncios luminosos."
(PASSOS, J. DOS. Manhattan Transfer. In: PITTE, J.R. Geografia, a natureza humanizada. São Paulo: FTD, 1998. p. 61).
Considerando o tema, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
($\quad$) O ambiente urbano é caracterizado pela dinamização de trocas culturais e sociais.
($\quad$) Dentre as várias definições existentes, considera-se a cidade como o espaço de produção, de trocas e de serviços.
($\quad$) O tecido urbano de uma cidade é constituído pelo conjunto de edificações de distintos usos, distribuídas em determinada porção do espaço.
($\quad$) As trocas monetárias decorrentes de serviços como segurança e abastecimento de água são a base do crescimento econômico das cidades.
($\quad$) A infraestrutura urbana, que pode ser variada e complexa dependendo do tamanho da cidade, está a cargo da iniciativa privada, enquanto o poder público trata de questões administrativas, tais como transporte e educação.
($\quad$) O bem-estar social presente nas cidades contemporâneas é fruto da possibilidade de acesso a produtos industrializados que facilitam a vida moderna, independentemente da classe social.
Carregando...