"As forças naturais trabalham constantemente, moldando e alterando as paisagens da Terra. As mudanças climáticas a longo prazo – atribuídas às leves oscilações da órbita terrestre e às pequenas mudanças na quantidade de energia irradiada pelo Sol – expõem a superfície do planeta a oscilações dos níveis de temperatura e umidade. Do mesmo modo, mas em tempos distintos, o lento processo geológico das placas tectônicas desloca incansavelmente as massas terrestres desde as regiões polares às tropicais, determinando mudanças na paisagem terrestre."

(Adaptado de: Atlas do extraordinário: A formação da Terra. Rio de Janeiro: Fernando Chinaglia, 1996. p. 178.)

Em relação ao tema, é correto afirmar:

() Na história geológica da Terra as placas tectônicas chocam-se, separam-se e fragmentam-se, criando novos continentes, novas paisagens. Essas paisagens, por sua vez, ficarão expostas a ações climáticas, as quais influem nos processos de erosão e deposição de sedimentos e na distribuição da vegetação.

() Tendo como um de seus condicionantes o clima, a vegetação funciona como um agente estabilizador da paisagem, diminuindo a ação dos processos erosivos.

() Dentre as espécies que coabitam com a vegetação, uma delas está exercendo um profundo efeito sobre as paisagens do mundo: o homem. A espécie humana está acelerando o ritmo de mudanças do planeta e provocando transformações (em parte imprevisíveis) para a sua própria sobrevivência.

() Do ponto de vista local, além dos fatores de ordem natural, a agricultura intensiva é uma das responsáveis pela perda de grande quantidade de solo fértil, podendo transformar muito rapidamente uma paisagem.

() A pressão demográfica é um mecanismo que estimula a conservação das paisagens naturais do planeta Terra.