"O mapa não deve ser entendido apenas como uma simples ilustração. Ele é um meio de comunicação, uma fonte de conhecimento sobre determinada realidade. Segundo Yves Lacoste, geógrafo francês, ler uma carta ou um mapa significa saber agir sobre o terreno."

(LUCCI, E. A. Geografia: o homem no espaço global. São Paulo: Saraiva, 1998. p. 307.)

Em relação ao tema, é correto afirmar:

() A escala de um mapa é considerada pequena quando se reduz muito uma informação. Assim, é impossível localizar uma rua da cidade de Curitiba em um mapa do Brasil, na escala de 1:1.000.000.

() As projeções cartográficas classificam-se em três categorias principais: cilíndrica, cônica e azimutal.

() O relevo submarino pode ser representado através de curvas denominadas batimétricas.

() Em um mapa, uma das formas de representar o relevo é através das curvas de nível, as quais guardam entre si uma mesma distância vertical, isto é, são equidistantes. Assim, se as curvas estão próximas, a leitura que se faz é de que o terreno representado naquele ponto é íngreme, e se elas estão afastadas entre si, o terreno tem um relevo mais suave.

() A representação da superfície curva da Terra numa superfície plana, como em um mapa, se faz através de representações cartográficas, com o uso de relações matemáticas e geométricas. Procura-se, com isso, minimizar as deformações decorrentes da representação do espaço tridimensional em um plano.

() A única representação cartográfica da Terra que não apresenta deformação é o Planisfério de Mercator.