"O sol já quente crepita sobre o pavimento das ruas, sobre as janelas, as placas esmaltadas, marmorizadas de poeira. Os rostos dos homens que cruzam as ruas são enrugados e cinzentos. [...] Homens limpam os balcões de mármore dos cafés.[...]. De vez em quando um guindaste assobia. Ouve-se o barulho de correias e uma nova viga se eleva, oblíqua, pelos ares [...]. À hora da saída dos teatros, os homens bem vestidos, as mulheres com decotes [...]. A cidade vai dormir. Os táxis buzinam e rangem. O céu cintila na explosão dourada dos anúncios luminosos."

(PASSOS, J. DOS. Manhattan Transfer. In: PITTE, J.R. Geografia, a natureza humanizada. São Paulo: FTD, 1998. p. 61).

Considerando o tema, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

() O ambiente urbano é caracterizado pela dinamização de trocas culturais e sociais.

() Dentre as várias definições existentes, considera-se a cidade como o espaço de produção, de trocas e de serviços.

() O tecido urbano de uma cidade é constituído pelo conjunto de edificações de distintos usos, distribuídas em determinada porção do espaço.

() As trocas monetárias decorrentes de serviços como segurança e abastecimento de água são a base do crescimento econômico das cidades.

() A infraestrutura urbana, que pode ser variada e complexa dependendo do tamanho da cidade, está a cargo da iniciativa privada, enquanto o poder público trata de questões administrativas, tais como transporte e educação.

() O bem-estar social presente nas cidades contemporâneas é fruto da possibilidade de acesso a produtos industrializados que facilitam a vida moderna, independentemente da classe social.