Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

O método analítico que faz uso do íon permanganato (permanganimetria) é muito difundido na química analítica, sendo um método clássico na determinação do teor de água oxigenada em cosméticos, desinfetantes e alvejantes. Tal método é baseado no fato de que em pH ácido o íon permanganato é reduzido a $Mn^{+2}$. De acordo com a equação abaixo (não balanceada), 10 mL de uma amostra de $H_2O_2$ foram reagidos com $100\ mL$ de uma solução de $KMnO_4\ 0,1\ \text{mol/L}^{-1}$.

$MnO^-_{4\ \ \left(aq\right)}+H_2O_{2\ \ \left(aq\right)}+H^+_{\ \ \left(aq\right)}\to Mn^{+2}_{\ \ \left(aq\right)}+O_{2\ \ \left(g\right)}+H_2O_{\ \ \left(l\right)}$

Massas atômicas: $Mn=55;\ H=1;\ O=16;\ K=39$.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o teor de $H_2O_2$ na amostra acima, expresso em $g\%\ (m/V)$ e $\text{mol\ L}^{-1}$, respectivamente.


Desde a primeira produção artificial de um elemento químico, o tecnécio, em 1937, por Perrier e Segre, na Itália, a tabela periódica tem sido estendida através de sínteses de novos elementos. O elemento 111, roentgênio $(Rg)$, foi descoberto em 1994 pelo laboratório do GSI em Darmstadt, Alemanha. Ao se bombardear um isótopo de bismuto com núcleos de níquel, produziu-se o isótopo 272 de roentgênio mais um nêutron, como na equação abaixo:

$\ ^A_B{Bi}+^{64}_{28}{Ni}\to ^{272}_{111}{Rg}+^1_0n$

O núcleo do roentgênio formado é instável, e por decaimento alfa transforma-se em meitnério $(Mt)$, como representado na seguinte equação:

$\ ^{272}_{111}{Rg}\to ^C_D{Mt}+^4_2{\alpha }$

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.


Em momentos de muita ansiedade, um indivíduo produziu no estômago uma solução de $100\ \text{mL}$ de $HC\ell$, cuja concentração é de $1\ \text{mol\L}^{-1}$. A ingestão de bicarbonato de sódio seria uma maneira de neutralizar completamente essa acidez, como descrita pela equação abaixo:

$HCl_{\left(aq\right)}+NaHCO_{3\left(s\right)}\to NaCl_{\left(aq\right)}+CO_{2\left(g\right)}+H_2O_{\left(l\right)}$

Massas atômicas: $C=12,\ H=1,\ O=16,\ Na=23,\ R=0,082\ \text{atm}\ L\ K^{-1}\ \text{mol}^{-1}$.

Com base nessa reação e considerando que o estômago apresenta o volume de $1,0\ \text{L}$, considere as seguintes afirmativas:

1. A quantidade de bicarbonato de sódio necessária para neutralizar completamente essa acidez estomacal seria de $84\ \text{g}$.

2. Considerando que o $CO_2$ tenha comportamento como gás ideal, o volume de $CO_2$ produzido na neutralização completa da acidez, em $CNTP$, seria $2,24\ \text{L}$.

3. O pH da solução de $HC\ell$ produzido pelo indivíduo devido à ansiedade seria zero.

4. A quantidade de matéria de $NaC\ell$ gerada no estômago devido à neutralização completa seria igual a $1,0\ \text{mol}$. Assinale a alternativa correta.


A diversidade de materiais observados à nossa volta é resultado da capacidade de os elementos químicos se combinarem, através de ligações químicas, formando diferentes compostos. Relacione os tipos de ligação mostrados na coluna da direita com os compostos da coluna da esquerda.

1. $NaC\ell$, sal de cozinha.

2. $H_2S$, gás sulfeto de hidrogênio

3. Latão (liga de cobre e zinco).

4. $N_2$ (gás nitrogênio).

($\quad$) Ligação metálica.

($\quad$) Ligação iônica.

($\quad$) Ligação covalente apolar.

($\quad$) Ligação covalente polar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna da direita, de cima para baixo.


Quantos gramas de $CaSO_4 \left(Kps=2 \times {10}^{-4}\right)$ precipitam quando misturamos $500\ \text{mL}$ de uma solução de $CaCl_2\ 0,1\ \text{mol/L}$ com $500\ \text{mL}$ de uma solução de $Na_2SO_4\ 0,1\ \text{mol/L}$?

Massas atômicas: $Ca=40;\ S=32;\ O=16;\ Cl=35,5;\ \sqrt{2}=1,4$.


Carregando...