UFPR 2004 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
"O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) 2002 da Organização das Nações Unidas (ONU) registra que o Brasil subiu 16 posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desde a criação do índice, em 1975. O Brasil, com isso, é o país que mais avançou no ranking. A alta do IDH brasileiro deve-se, principalmente, à ampliação do acesso à educação e à melhoria na expectativa de vida. Em 2001, o índice do país atingiu 0,777, mas a ONU alerta que há regiões brasileiras que têm IDHs equivalentes ao da Europa, e outras, IDHs típicos da África."
(Adaptado de Primeira Leitura, n. 886, 8 jul. 2003. Disponível em:
Sobre o assunto, é correto afirmar:
($\quad$) A ampliação do acesso da população mais pobre aos serviços de educação e saúde deve-se aos abrangentes programas de distribuição de renda criados a partir da redemocratização do país, nos anos 80.
($\quad$) O IDH alcançado pelo Brasil em 2001 coloca-o muito perto de ingressar no grupo de países classificados como de Alto Desenvolvimento Humano, os quais apresentam índices iguais ou maiores que 0,800.
($\quad$) O IDH é um indicador útil para comparar o nível de qualidade de vida entre países, mas não serve para avaliar a evolução da qualidade de vida de um país ao longo do tempo.
($\quad$) Nos países de passado colonial, as regiões de ocupação mais antiga apresentam maior desenvolvimento econômico e social, fato que explica por que as regiões brasileiras primeiramente ocupadas pelos portugueses apresentam IDHs mais elevados que aquelas de ocupação recente.
"O FMI não empresta diretamente grandes quantidades de dinheiro, mas tem um importante papel de fiscalizador dos pagamentos, motivo pelo qual é apoiado pelos banqueiros internacionais. Para exercer essa função, o Fundo procura impor aos países endividados uma política econômica recessiva, pois exige a redução dos gastos públicos (prejudicando os setores de saúde e educação) e uma política de juros altos e de contenção dos reajustes salariais para controlar a inflação. Devido aos altos custos sociais dessa política, o FMI costuma ser alvo de violentos protestos populares em países endividados, tais como Venezuela, Peru e Rússia."
(Adaptado de VESENTINI, J. W. Sociedade e espaço: Geografia geral e do Brasil. 37. ed. São Paulo: Ática, 1996. p. 83.)
Sobre o problema da dívida externa dos países subdesenvolvidos e o papel do FMI, é correto afirmar:
($\quad$) O FMI foi instituído pela ONU em atendimento às reivindicações dos países subdesenvolvidos, os quais necessitam de empréstimos dessa instituição para saldar suas dívidas.
($\quad$) Nos últimos anos, o FMI já não se limita a propor políticas recessivas para estabilizar a economia, mas também reformas destinadas a reduzir as funções econômicas do Estado, como privatizações.
($\quad$) No Brasil, ao contrário da Argentina, a estratégia de decretar moratória da dívida externa para obter concessões do FMI não está sendo posta em prática.
($\quad$) Os economistas do FMI se utilizam sempre de um discurso técnico, mas o fato é que as negociações com os países endividados dependem também de fatores políticos e diplomáticos, como se pode observar na diferença entre o tratamento dado à Rússia e à Argentina quando esses países declararam moratória, em 1998 e 2001, respectivamente.
($\quad$) A postergação de alguns pagamentos da dívida externa como primeiro passo para renegociar os termos dos acordos com o Fundo é uma forma de moratória negociada.
"No cinturão de máxima diversidade biológica do planeta (...) a Amazônia se destaca pela extraordinária continuidade de suas florestas, pela ordem de grandeza de sua principal rede hidrográfica e pelas sutis variações de seus ecossistemas."
(AB’SABER, A. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.)
Sobre a Amazônia, é correto afirmar:
($\quad$) A Amazônia, domínio das florestas ombrófilas (pluviais), tem como um dos seus limites naturais a porção oriental dos Andes e ocupa áreas da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, além do Brasil.
($\quad$) A presença da floresta prende-se, prioritariamente, à alta incidência de energia solar, à entrada de massas de ar úmido e à baixa amplitude térmica, determinadas pela sua posição geográfica.
($\quad$) O regime do rio Amazonas, principal eixo da rede hidrográfica da Amazônia, é predominantemente pluvial, embora suas nascentes estejam relacionadas ao regime nival.
($\quad$) Devido ao intenso desmatamento que se verifica na Amazônia, a floresta está se restringindo às proximidades dos grandes rios, ou seja, está sendo transformada em florestas-de-galeria.
($\quad$) Durante o período de cheias, a floresta amazônica permanece inundada em praticamente toda a sua extensão.
"O espaço vital para a sobrevivência humana é claramente delimitado. Grigoriev, em 1968, denominou-o estrato geográfico terrestre e o definiu como espaço limitado pela litosfera, como piso, e pela estratosfera, onde está a camada de ozônio, como teto."
(ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996.)
Sobre o tema, é correto afirmar:
($\quad$) A litosfera compreende a camada externa da Terra constituída por rochas e minerais, caracterizando-se por sua fragmentação em placas tectônicas.
($\quad$) O estrato geográfico terrestre compreende a interação das superfícies de contato entre a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera, onde homens, animais e vegetais vivem naturalmente.
($\quad$) Para a vida, em todas as suas manifestações, a parte mais importante da atmosfera é a exosfera, por ser uma camada protetora dos raios solares.
($\quad$) A distribuição da fauna e da flora na superfície terrestre explica-se pelas manifestações vulcânicas que têm ocorrido nos períodos geológicos recentes.
($\quad$) Os fenômenos da natureza contidos no estrato geográfico são resultantes da combinação de forças provenientes do interior da Terra, da força gravitacional e da ação da energia solar.
Na atualidade, algumas regiões do globo estão momentaneamente sob a ação de temperaturas mais elevadas que o normal, como pode ser observado no seguinte texto:
"O aquecimento global é uma perspectiva assustadora que provoca visões de marés altas engolindo cidades à beira-mar, além de outros cataclismos. Mas, para os vitivinicultores, especialmente os das regiões viticultoras de clima historicamente frio, as mudanças climáticas já exercem efeito sobre suas vidas e seus vinhos. ’O aquecimento tem sido ótimo, não há dúvida alguma’, disse Johannes Selbach, de Zeltingen, na Alemanha, onde sua família cultiva vinhas desde o século 17 às margens do rio Mosel. ’Veja só a seqüência de ótimas safras que tivemos. Desde 1988 até este ano, o clima tem sido bem mais quente do que em qualquer outro momento em minha vida’."
(ASIMOV, E. Calor global é bom, ao menos para o vinho. Folha de S. Paulo, 10 ago. 2003.)
Sobre aquecimento global, é correto afirmar:
($\quad$) As chuvas ácidas são apontadas pelos cientistas como uma das causas do aquecimento global.
($\quad$) Mudanças na composição atmosférica provocadas pela crescente concentração de gases como o metano e o dióxido de carbono interferem no efeito estufa.
($\quad$) Em princípio, o efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o equilíbrio térmico do planeta.
($\quad$) Os EUA, embora sejam o país de maior emissão dos gases que contribuem para uma gradativa elevação das médias térmicas no planeta, negam-se a ratificar o Protocolo de Quioto.
($\quad$) Os grandes centros industriais e os automóveis contribuem maciçamente para o aumento da temperatura da atmosfera e, consequentemente, para o aquecimento global.
Carregando...