"O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) 2002 da Organização das Nações Unidas (ONU) registra que o Brasil subiu 16 posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desde a criação do índice, em 1975. O Brasil, com isso, é o país que mais avançou no ranking. A alta do IDH brasileiro deve-se, principalmente, à ampliação do acesso à educação e à melhoria na expectativa de vida. Em 2001, o índice do país atingiu 0,777, mas a ONU alerta que há regiões brasileiras que têm IDHs equivalentes ao da Europa, e outras, IDHs típicos da África."
(Adaptado de Primeira Leitura, n. 886, 8 jul. 2003. Disponível em:
Sobre o assunto, é correto afirmar:
() A ampliação do acesso da população mais pobre aos serviços de educação e saúde deve-se aos abrangentes programas de distribuição de renda criados a partir da redemocratização do país, nos anos 80.
() O IDH alcançado pelo Brasil em 2001 coloca-o muito perto de ingressar no grupo de países classificados como de Alto Desenvolvimento Humano, os quais apresentam índices iguais ou maiores que 0,800.
() O IDH é um indicador útil para comparar o nível de qualidade de vida entre países, mas não serve para avaliar a evolução da qualidade de vida de um país ao longo do tempo.
() Nos países de passado colonial, as regiões de ocupação mais antiga apresentam maior desenvolvimento econômico e social, fato que explica por que as regiões brasileiras primeiramente ocupadas pelos portugueses apresentam IDHs mais elevados que aquelas de ocupação recente.