Na atualidade, algumas regiões do globo estão momentaneamente sob a ação de temperaturas mais elevadas que o normal, como pode ser observado no seguinte texto:

"O aquecimento global é uma perspectiva assustadora que provoca visões de marés altas engolindo cidades à beira-mar, além de outros cataclismos. Mas, para os vitivinicultores, especialmente os das regiões viticultoras de clima historicamente frio, as mudanças climáticas já exercem efeito sobre suas vidas e seus vinhos. ’O aquecimento tem sido ótimo, não há dúvida alguma’, disse Johannes Selbach, de Zeltingen, na Alemanha, onde sua família cultiva vinhas desde o século 17 às margens do rio Mosel. ’Veja só a seqüência de ótimas safras que tivemos. Desde 1988 até este ano, o clima tem sido bem mais quente do que em qualquer outro momento em minha vida’."

(ASIMOV, E. Calor global é bom, ao menos para o vinho. Folha de S. Paulo, 10 ago. 2003.)

Sobre aquecimento global, é correto afirmar:

() As chuvas ácidas são apontadas pelos cientistas como uma das causas do aquecimento global.

() Mudanças na composição atmosférica provocadas pela crescente concentração de gases como o metano e o dióxido de carbono interferem no efeito estufa.

() Em princípio, o efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o equilíbrio térmico do planeta.

() Os EUA, embora sejam o país de maior emissão dos gases que contribuem para uma gradativa elevação das médias térmicas no planeta, negam-se a ratificar o Protocolo de Quioto.

() Os grandes centros industriais e os automóveis contribuem maciçamente para o aumento da temperatura da atmosfera e, consequentemente, para o aquecimento global.