UEL 2006 História - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Durante séculos, houve controvérsias sobre a forma do planeta e sua representação. A idéia do contorno da Terra, na Grécia Clássica, foi influenciada por concepções filosóficas acerca da esfera, considerada a mais perfeita das formas. No medievo, o uso das sagradas escrituras como fonte de conhecimento sobre o planeta gerou críticas severas aos defensores de concepções pagãs. No século XVI, a primeira circunavegação comprovou a esfericidade do planeta, passível de visualização desde 1960, com a corrida espacial e o desenvolvimento da televisão. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

  1. I. O conhecimento especulativo produzido naantiguidade clássica e no medievopossibilitou concepções tanto aproximadasquanto distantes da forma real do planeta.

  2. II. As representações cartográficas produzidasna Europa medieval eram descoladas damentalidade da época, na qual predominavauma cosmografia baseada em expediçõesvoltadas ao conhecimento do mundo natural.

  3. III. As representações da superfície da Terra, apartir do Renascimento, tinham estreitasrelações com conhecimentos experimentais eampliaram a concepção predominante naantiguidade clássica sobre a forma do planeta.

  4. IV. A imagem da Terra vista do espaço,sintetizada na frase de Yuri Gagarin: “a Terraé azul”, contribuiu para aprofundar a idéia dafragilidade e finitude do planeta.

Estão corretas apenas as afirmativas:


“No Renascimento [...] o Tempo, Dom de Deus, transformou-se em Tempo, Servidor dos homens, pois os mercadores passaram a usá-lo, na sociedade urbana que se instalava na Europa ocidental, tanto como medida do tempo de trabalho do operário, [...] rompendo com o esquema do dia natural, como em elemento de cálculo de lucro, permitindo o ganho em cima do tempo. [...] Nos dias atuais, tempo é Senhor, pois os seres humanos estão escravizados ao Tempo, são seus servidores, e, quanto mais ocupado o tempo, tanto mais importante social e economicamente o homem é.”

(GLEZER, Raquel. História em Debate. Rio de Janeiro: CNPq, 1991. p.263, 267.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

  1. I. O tempo, enquanto construção social, é umaconvenção estabelecida pelo próprio serhumano, havendo várias maneiras deinterpretar as experiências passadas.

  2. II. Para Newton, a natureza do tempo é um dadorelativo do mundo criado, um dadomodificável da natureza humana.

  3. III. “Ganhar” ou “perder tempo” são expressõesherdadas das sociedades da antiguidade, nasquais existia a necessidade de medirmatematicamente e com exatidão o tempo dasatividades humanas.

  4. IV. O tempo na modernidade é o temposequencial, composto por séries rígidas,encadeado por gestos, operações, controles,para que renda plenamente.

Estão corretas apenas as afirmativas:


“De fato, uma das chaves essenciais para resolver os problemas suscitados pelo tempo e por sua determinação é a capacidade, característica da espécie humana, de apreender num relance e, por isso mesmo, ligar numa mesma sequência contínua de acontecimentos aquilo que sucede ‘mais cedo’ e o que sucede ‘mais tarde’, o ‘antes’ e o ‘depois’. A memória desempenha um papel decisivo nesse tipo de representação, que enxerga em conjunto aquilo que não se produz num mesmo momento”.

(NORBERT, Elias. Sobre o Tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 61.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre tempo e memória, é correto afirmar:

  1. I. A maneira como o antes e o depois sãoregistrados na memória possibilita ao serhumano a percepção da sucessão temporal.

  2. II. É a capacidade de percepção simultânea dopassado, do presente e do futuro que torna possívelà espécie humana a compreensão do tempo.

  3. III. A percepção do tempo existe em função doseu decorrer, o qual incorpora a dimensão dofuturo no presente e o presente no passado,num contínuo construído pela memória.

  4. IV. A percepção do movimento possibilita aconsciência do tempo, porém não assegura oconhecimento de sua natureza.

Estão corretas apenas as afirmativas:


Em 2004, foi divulgada a queima de documentos supostamente produzidos por órgãos de segurança nacional da ditadura militar no Brasil. As exibições das reportagens coincidiram com a definição dos prazos, pelo Presidente da República, para a abertura dos arquivos da ditadura. Ficou estabelecido um período de até 30 anos – renovável por mais 30 – para que a sociedade tenha acesso aos arquivos ultra-secretos. Ao mesmo tempo, uma Medida Provisória criou a Comissão de Averiguação e Análise de Informações Sigilosas, com poder para barrar a divulgação desses documentos, caso entenda que isso seja ‘imprescindível à segurança da sociedade e do Estado’.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

  1. I. O controle da memória pelos setores dominantes,silenciando ou evidenciando determinadoseventos ou documentos históricos, é umaestratégia de preservação de poder na sociedade.

  2. II. No Brasil, a queima de documentos é uma práticarecorrente para ocultar o passado e apagar amemória concebida pelos diferentes grupos sociais.

  3. III. Atos de eliminação de documentos isentam oEstado republicano brasileiro da responsabilidadepela mutilação da memória nacional.

  4. IV. Nas sociedades que se viram amordaçadas,durante séculos, pela atuação da SantaInquisição, são muitos os exemplos de censuraliterária em “defesa da fé e dos bons costumes”.

Estão corretas apenas as afirmativas:


Em um conto, Jorge Luis Borges relata a história de Funes, personagem que, após sofrer um acidente, manifesta uma memória prodigiosa, razão pela qual o seu mundo se transforma:

“Suspeito, contudo, que ele não era muito capaz de pensar. Pensar é esquecer diferenças, é generalizar, abstrair.[...] Não só lhe custava compreender que o símbolo genérico cachorro abarcava tantos indivíduos díspares de diversos tamanhos e diversas formas; lhe incomodava que o cachorro das 3:14 (visto de perfil) tivesse o mesmo nome que o cachorro das 3:15 (visto de frente)”.

(BORGES, J. L. Ficciones. Buenos Aires: EMECÉ, 1979. p. 115-116.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

  1. I. A memória é uma construção social, pois o queela grava, recalca, exclui, relembra, advém deum complexo trabalho de organização.

  2. II. A memória circunscreve-se a acontecimentoshistóricos, sendo desconsideradas aspercepções da temporalidade recente.

  3. III. A memória atua seletivamente, nem tudo éregistrado, porque ela sofre interferências emfunção do momento em que é articulada.

  4. IV. A memória expressa um sentimento deidentidade definido à luz de conflitos queopõem valores diversos.

Estão corretas apenas as afirmativas:


Carregando...