Durante séculos, houve controvérsias sobre a forma do planeta e sua representação. A idéia do contorno da Terra, na Grécia Clássica, foi influenciada por concepções filosóficas acerca da esfera, considerada a mais perfeita das formas. No medievo, o uso das sagradas escrituras como fonte de conhecimento sobre o planeta gerou críticas severas aos defensores de concepções pagãs. No século XVI, a primeira circunavegação comprovou a esfericidade do planeta, passível de visualização desde 1960, com a corrida espacial e o desenvolvimento da televisão. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

  1. I. O conhecimento especulativo produzido naantiguidade clássica e no medievopossibilitou concepções tanto aproximadasquanto distantes da forma real do planeta.

  2. II. As representações cartográficas produzidasna Europa medieval eram descoladas damentalidade da época, na qual predominavauma cosmografia baseada em expediçõesvoltadas ao conhecimento do mundo natural.

  3. III. As representações da superfície da Terra, apartir do Renascimento, tinham estreitasrelações com conhecimentos experimentais eampliaram a concepção predominante naantiguidade clássica sobre a forma do planeta.

  4. IV. A imagem da Terra vista do espaço,sintetizada na frase de Yuri Gagarin: “a Terraé azul”, contribuiu para aprofundar a idéia dafragilidade e finitude do planeta.

Estão corretas apenas as afirmativas: