Em 2004, foi divulgada a queima de documentos supostamente produzidos por órgãos de segurança nacional da ditadura militar no Brasil. As exibições das reportagens coincidiram com a definição dos prazos, pelo Presidente da República, para a abertura dos arquivos da ditadura. Ficou estabelecido um período de até 30 anos – renovável por mais 30 – para que a sociedade tenha acesso aos arquivos ultra-secretos. Ao mesmo tempo, uma Medida Provisória criou a Comissão de Averiguação e Análise de Informações Sigilosas, com poder para barrar a divulgação desses documentos, caso entenda que isso seja ‘imprescindível à segurança da sociedade e do Estado’.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. O controle da memória pelos setores dominantes,silenciando ou evidenciando determinadoseventos ou documentos históricos, é umaestratégia de preservação de poder na sociedade.
II. No Brasil, a queima de documentos é uma práticarecorrente para ocultar o passado e apagar amemória concebida pelos diferentes grupos sociais.
III. Atos de eliminação de documentos isentam oEstado republicano brasileiro da responsabilidadepela mutilação da memória nacional.
IV. Nas sociedades que se viram amordaçadas,durante séculos, pela atuação da SantaInquisição, são muitos os exemplos de censuraliterária em “defesa da fé e dos bons costumes”.
Estão corretas apenas as afirmativas: