ITA 1998 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Qual o valor da massa de sulfato de ferro (III) anidro que deve ser colocada em um balão volumétrico de $500\ mL$ de capacidade para obter uma solução aquosa $20\ milimol/L$ em íons férricos após completar o volume do balão com água destilada?


Fazendo-se borbulhar gás cloro através de $1,0$ litro de uma solução de hidróxido de sódio, verificou-se ao final do experimento que todo hidróxido de sódio foi consumido, e que na solução resultante foram formados $2,5$ mol de cloreto de sódio. Considerando que o volume da solução não foi alterado durante todo o processo, e que na temperatura em questão tenha ocorrido apenas a reação correspondente à seguinte equação química, não balanceada, $$\ce{OH^{-}(aq) + C\ell2(g) -> C\ell^{-}(aq) + C\ell O3^{-}(aq) + H2O(aq)}$$qual deve ser a concentração inicial do hidróxido de sódio?


Uma determinada solução contém apenas concentrações apreciáveis das seguintes espécies iônicas: $0,10\ mol/L$ de $\ce{H+(aq)}$, $0,15\ mol/L$ de $\ce{Mg^{2+}(aq)}$, $0,20\ mol/L$ de $\ce{Fe^{3+}(aq)}$, $0,20\ mol/L$ de $\ce{SO4^{2-}(aq)}$ e $x\ mol/L$ de $\ce{C\ell^{-}(aq)}$. Podese afirmar que o valor de $x$ é igual a:


Em um recipiente contendo dois litros de água acrescentam-se uma colher de sopa de óleo de soja e $5$ (cinco) gotas de um detergente de uso caseiro. É CORRETO afirmar que, após a agitação da mistura:


Assinale a opção ERRADA dentre as relacionadasb a seguir:


Carregando...