IME 1997 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Para a determinação do poder calorífico de uma amostra, devemos encher uma bomba calorimétrica de volume $4,0 $ x $10^{-4} \ m^{3}$ com oxigênio até atingirmos uma pressão manométrica de $2,0$ x $ 10^{6} \ Pa$. Na preparação da bomba calorimétrica para a análise, utilizamos o oxigênio de um cilindro com volume de $0,01 \ m^{3}$ , à uma pressão manométrica de $1,0$ x $10^7 \ Pa$. Admitindo que apenas $80\ \%$ do conteúdo de oxigênio do cilindro seja efetivamente utilizado, e que devemos realizar $20$ testes por semana, determine:

a) a duração, em semanas, do cilindro de oxigênio utilizado para encher a bomba calorimétrica, considerando que os gases tenham comportamento ideal.

Sejam os elementos $_{63}A^{150}$, $B$ e $C$ de números atômicos consecutivos e crescentes na ordem dada. Sabendo-se que $A$ e $B$ são isóbaros e que $B$ e $C$ são isótonos, determine:

a) o número de massa do elemento $C$

b) os números quânticos dos elétrons desemparelhados da camada mais externa do elemento $C$

Uma mistura de metano e etileno foi queimada em um recipiente, com volume constante de $3,0$ litros, em presença de excesso de oxigênio, saturado em vapor d'água, de forma a que fosse obtida a combustão completa e para garantir que a água formada ficasse no estado líquido.

A combustão foi realizada a $25 ^{\circ}C$, liberando $242,7 \ kcal$, registrando-se uma redução na pressão de $16,3$ atm.

a) o número de moles de metano e etileno presentes na mistura inicial.

Dados: $R=0,082\ atm\cdot L / mol\cdot K = 2,0\ cal/mol\cdot K$ Entalpias de formação ($H^0_f$): $\ce{H2O_{(líquida)}}= - 68,3\ kcal / mol$; $\ce{CO2_{(gasoso)}}= - 94,1\ kcal / mol$; $\ce{CH4_{(gasoso)}} = - 17,9\ kcal / mol$; $\ce{C2H4_{(gasoso)}} = + 12,5\ kcal / mol$.

Uma substância química $A$ reage com permanganato de potássio, em presença de ácido sulfúrico, gerando como produtos da reação sulfato de potássio, sulfato de manganês II, nitrato de sódio e água.

Sabendo-se que a substância $A$ é composta por $33,33%%$ de sódio, $20,28%%$ de nitrogênio e $46,39%%$ de oxigênio, determine :

a) a fórmula molecular, nomenclatura e função química da substância $A$

b) a massa de substância $A$ necessária para se obter $170 \ g$ de nitrato de sódio

Uma bateria de automóvel apresenta as seguintes reações nos eletrodos durante a descarga :

no ânodo:

$$\ce{Pb_{(s)} + {SO_{4}^{2-}}_{(aq)} \xrightarrow {}{PbSO_4}_{(s)} + 2e^{-}}$$

no cátodo:

$$\ce{{PbO_2}_{(s)} + 4{H^{+}}_{(aq)} + {SO_{4}^{2-}}_{(aq)} \xrightarrow {}2e^{-} + {PbSO_4}_{(s)} + 2{H_2O}_{(l)}}$$

A solução inicial de ácido sulfúrico contido na bateria tem uma concentração de $40 \%$ , em peso, de ácido sulfúrico e massa específica de $1,3 \ g/{cm}^{3}$. Após a bateria ter sido utilizada, a solução foi analisada e apresentou uma concentração de $28 \%$ , em peso, de ácido sulfúrico com uma massa específica de $1,2 \ g/{cm}^{3}$.

Considerando fixo o volume da solução ácida na bateria em $2,0$ litros, determine:


a) o valor da carga fornecida pela bateria em Ampéres-hora

Carregando...