EN 2014 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Observe a figura a seguir

A figura acima mostra uma região de vácuo onde uma partícula puntiforme, de carga elétrica positiva $q_1$, e massa $m$, está sendo lançada com velocidade $v_o$ em sentido ao centro de um núcleo atômico fixo de carga $q_2$. Sendo $K_0$ a constante eletrostática no vácuo e sabendo que a partícula $q_1$ está muito longe do núcleo, qual será a distância mínima de aproximação, $x$, entre as cargas?


Observe a figura a seguir

Até o instante da abertura da chave CH, o circuito representado na figura acima se encontrava em regime permanente. Desde o instante da abertura da chave até a lâmpada se apagar completamente, observa-se que a energia armazenada no capacitor de capacitância $2,0\ F$, sofre uma variação de $0,25\ J$. Considerando a lâmpada como uma resistência $R$, qual é o valor de $R$, em ohms?


A velocidade do som na água líquida é de $1,48\ km/s$, enquanto que no ar ela vale $343\ m/s$, ambas à temperatura de $20^oC$ e à pressão de $1,0\ atm$. Podemos afirmar que a diferença citada acima se deve, principalmente, ao fato da água ser um meio que apresenta em relação ao ar:


Observe a figura a seguir.

Um caixote pesando $50\ N$, no instante $t=0$, se encontra em repouso sobre um plano muito longo e inclinado de $30^o$ em relação à horizontal. Entre o caixote e o plano inclinado, o coeficiente de atrito estático é $0,20$ e o cinético é $0,10$. Sabe-se que a força $F$, paralela ao plano inclinado, conforme indica a figura acima, tem intensidade igual a $36\ N$. No instante $t=9\ s$, qual o módulo, em newtons, da força de atrito entre o caixote e o plano? Nesse mesmo instante, o bloco estará subindo, descendo ou permanece em repouso sobre o plano inclinado?

$\sin30^o=0,5$ $\cos30^o=0,9$

Observe a figura a seguir.

Na figura acima, a mola possui uma de suas extremidades presa ao teto e a outra presa a um bloco. Sabe-se que o sistema massa-mola oscila em MHS segundo a função $y(t)=5,0\sin(20t)$, onde $y$ é dado em centímetros e o tempo em segundos. Qual a distensão máxima da mola, em centímetros?


Carregando...