Na evolução do conceito ácido-base surge inicialmente a sua definição segundo Arrhenius, seguido pelo conceito de Brönsted-Lowry e mais tarde pelo de Lewis. Responda:
a) Qual a limitação do conceito inicial de ácido-base que deu origem à definição de Brönsted-Lowry, e
b) Quais as limitações dos dois conceitos já existentes que levaram Lewis a postular sua teoria?
CossenoGPT
Teste
gratuitamente agora
mesmo! 

$• \ \text{a):}$ A teoria de Arrhenius - que antecede a de Brønsted - apresenta três grandes defeitos: primeiro, ela é limitada a soluções aquosas. Segundo, ela ignora inúmeras substâncias que se unem aos íons $H^+$ e $OH^-$. E por fim, a terceira, em que se ignora diversas substâncias que aumentam a concentração de íons $H^+$ e $OH^-$.
Estes três defeitos formam o alicerce da definição de Brønsted, todavia, aquele mais importante é o primeiro, a limitação a soluções aquosas é justamente o que Brønsted e Lowry "quebraram".
$• \ \text{b):}$ Brønsted-Lowry conseguiram partir o limite a soluções aquosas, entretanto, limitaram-se a um modelo protônico. Desse modo, ainda havia defeitos sugestivos, mais precisamente o segundo e terceiro que foram explanados acima. Nessa perspectiva, a definição de Brønsted não interpretava reações acerca de complexos e diversos compostos que não possuem hidrogênio e oxigênio, algo que a teoria de Lewis - muito abrangente - consegue explicar.