Um professor de Física cujo peso é de encontra-se no interior de um elevador de um edifício. O elevador não tem janelas e o seu funcionamento é perfeitamente silencioso. Ele sobe numa balança de molas que se encontra dentro do elevador e nota que ela, durante certo período, acusa . O professor conclui então que o elevador
CossenoGPT
Teste
gratuitamente agora
mesmo! 

A balança indica o que chamamos de peso aparente (mostrarei, posteriormente, que a força Normal $F_n$ se iguala a este peso aparente).
$P_{aparente}=m\cdot g_{aparente}=85$ kgf
No caso deste problema, temos $P_{aparente}\neq P=75$ kgf $=mg$, então evidentemente:
$g\neq g_{aparente}$. Como $75$ kgf e $85$ kgf não se relacionam segundo uma constante $k\in \mathbb{Z}$, então consideremos:
$g_{aparente}=g+a$. Por este fato, podemos considerar que o módulo da aceleração do elevador é $a$ (não nula). Com isso, podemos desconsiderar alternativas sobre aceleração nula ou módulo da velocidade constante.
As forças atuantes que relacionam a superfície do elevador e o peso do Professor são a Normal $(F_n)$ e o Peso $(P)$. Há duas situações:
$i)$ o movimento é acelerado na subida, isto é, permanecendo "contra" a gravidade, com módulo de aceleração $a$ e variação crescente do módulo da velocidade:
$F_n-mg=ma$ $\implies$ $F_n=m(g+a)$
$i)$ o movimento é retardado na descida, isto é, permanecendo "a favor" a gravidade, com módulo de aceleração $-a$ e variação decrescente do módulo da velocidade:
$mg-F_n=m(-a)$ $\implies$ $F_n=m(g+a)$