Considere as seguintes afirmações a respeito dos haletos de hidrogênio e
I. A temperatura de ebulição do é maior do que a dos demais.
II. À exceção do , os haletos de hidrogênio dissociam-se completamente em água.
III. Quando dissolvidos em ácido acético glacial puro, todos se comportam como ácidos, conforme a seguinte ordem de força ácida:
Das afirmações acima, está(ão) CORRETA(S) apenas
CossenoGPT
Teste
gratuitamente agora
mesmo! 

$• \ \text{Afirmativa I:}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Pode ser tendencioso acreditar que afirmativa está correta pelo composto apresentar maior massa molecular entre os demais, dado que a massa favorece as forças de dispersão de London. No entanto, a temperatura de ebulição está intimamente ligada as interações intermoleculares entre as moléculas, destacando-se assim o ácido fluorídrico, visto que esse é capaz de formar dímeros por ligações de hidrogênio.
$• \ \text{Afirmativa II:}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
O ácido fluorídrico é um composto covalente com expressivo caráter iônico devido a diferença de eletronegatividade dos compostos, ou seja, as interações entre o flúor e o hidrogênio são intensas ao ponto de dificultar a dissociação. Por isso, mesmo que o ácido fluorídrico seja um exímio complexante, este ainda é um ácido fraco, pois se dissocia pouco em água. Por outro lado, os demais ácido são fortes, assim eles dissociam quase que completamente em água.
$• \ \text{Afirmativa III:}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
A ordem pode ser pouco intuitiva ao se restringir uma justificativa pela eletronegatividade dos compostos. No entanto, ao pensar na dimensão dos íons, a situação fica um pouco mais clara. Nesse contexto, quanto maior o íon, mais fraca é ligação $\ce{H-X}$, em razão do comprimento da ligação ser maior, isto é, a interação entre os íons é menor - facilitando a liberação do $\ce{H+}$.\begin{matrix}Letra
(D)
\end{matrix}