Em cinco béqueres foram adicionados de uma solução de referência, que consiste de uma solução aquosa saturada em cloreto de prata, contendo corpo de fundo, a e . A cada béquer, foram adicionados de uma solução aquosa diluída diferente, dentre as seguintes:

  • I. Solução de cloreto de sódio a .

  • II. Solução de Glicose a .

  • III. Solução de Iodeto de sódio a .

  • IV. Solução de Nitrato de prata a .

  • V. Solução de Sacarose a .

Considere que o corpo de fundo permanece em contato com as soluções após rápida homogeneização das misturas aquosas e que não ocorre formação de óxido de prata sólido. Nestas condições, assinale a opção que indica a(s) solução(ões), dentre as acima relacionadas, que altera(m) a constante de equilíbrio da solução de referência.


CossenoGPT

Teste gratuitamente agora mesmo!
img
ITA IIIT 10/12/2022, 12:45
A questão é relativamente simples caso você saiba que a constante de equilíbrio varia conforme temperatura, e não com as concentrações - vide $\text{equação de Arrhenius}$. Nesse sentido, há apenas uma opção capaz de alterar a constante de equilíbrio, que é a do béquer $\text{V}$, visto que a temperatura varia. Por outro lado, vamos analisar cada béquer: $• \ \text{Béquer I:}$ $\color{orangered}{\text{Não altera}}$ Cloreto de sódio é um eletrólito forte, irá se dissociar deixando muitos íons em solução, um deles será os íons cloreto. Desse modo, conforme $\text{efeito do íon comum}$, o equilíbrio da reação será deslocado para a precipitação, o que não confere variação na constante de equilíbrio. $• \ \text{Béquer II:}$ $\color{orangered}{\text{Não altera}}$ A glicose é solúvel em água, conduto, não passará disso, irá se dissolver na água e não reagirá com qualquer espécie presente. Com isso, esta não é capaz de alterar a constante de equilíbrio da solução de referência. $• \ \text{Béquer III:}$ $\color{orangered}{\text{Não altera}}$ Análogo ao cloreto de sódio, o iodeto de sódio é um eletrólito forte, todavia, não haverá efeito do íon comum. No caso, haverá a precipitação de iodeto de prata, ou seja, os íon prata serão consumidos, deslocando a reação para dissociação do cloreto de prata - conforme $\text{Le Chatelier}$. Nesse contexto, a situação é semelhante à do cloreto de sódio, o deslocamento da reação não confere variação na constante de equilíbrio. $• \ \text{Béquer IV:}$ $\color{orangered}{\text{Não altera}}$ O nitrato de prata também é um eletrólito forte, irá se dissociar e proporcionar o efeito do íon comum, entretanto, sua influência será sobre os íons prata - a concentração destes irá aumentar. Novamente, haverá apenas o deslocamento da reação visando a precipitação, não sendo capaz de variar a constante de equilíbrio. $• \ \text{Béquer V:}$ $\color{#3368b8}{\text{Altera}}$ A sacarose assim como a glicose é solúvel em água, perfazendo uma situação análoga a mesma. Por outro lado, observe a temperatura da solução, ao se misturar as soluções haverá indubitavelmente variação da temperatura resultante, isto é, a constante de equilíbrio deve se alterar.\begin{matrix}Letra \ (E) \end{matrix}
Modo de Edição
0 / 5000
ManualLaTeX