Uma lâmpada incandescente comum consiste de um bulbo de vidro preenchido com um gás e de um filamento metálico que se aquece e emite luz quando percorrido por corrente elétrica. Assinale a opção com a afirmação ERRADA a respeito de características que o filamento metálico deve apresentar para o funcionamento adequado da lâmpada.
CossenoGPT
Teste
gratuitamente agora
mesmo! 

$• \ \text{Alternativa (A):}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
Caso o metal fosse de baixo ponto de fusão, o efeito Joule seria capaz de fundir o filamento, o que certamente estragaria a lâmpada.
$• \ \text{Alternativa (B):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Um metal com elevada pressão de vapor proporcionaria uma alta pressão no bulbo, logo, a lâmpada seria posta em risco, visto que o bulbo teria de aguentar uma alta pressão. Além disso, a presença em excesso do vapor do metal atrapalharia o funcionamento da lâmpada, afinal, o gás da lâmpada seria agora uma mistura, e num caso pior, os gases poderiam até reagir. Em suma, o simples fato da alta pressão de vapor do metal confere volatilidade ao mesmo, o que se traduz em tendência ao escape de fase, uma inviabilidade que já foi argumentada na alternativa anterior.
$• \ \text{Alternativa (C):}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
É necessário um metal que apresente alta resistência à passagem de corrente, assim, o efeito Joule é capaz de aquecer o filamento ao ponto de incandescência.
$• \ \text{Alternativa (D):}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
Certamente, visto que caso contrário, haveria reações dentro da lâmpada que viriam a deteriorar a lâmpada, tal-qualmente o filamento. Por isso, o gás dentro da lâmpada deve ser inerte em relação ao metal.
$• \ \text{Alternativa (E):}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
Ora, do contrário não seria possível produzir o filamento - palavra essa que etimologicamente significa "feito de fios".\begin{matrix}Letra \ (B)
\end{matrix}