Uma solução aquosa de foi titulada com uma solução aquosa de . A figura ao lado apresenta a curva de titulação obtida em relação à condutância da solução de em função do volume de adicionado.
Com base nas informações apresentadas nesta figura, assinale a opção ERRADA.
CossenoGPT
Teste
gratuitamente agora
mesmo! 

$• \ \text{Alternativa (A):}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
No ponto $R$, há maior presença de ácido, consequentemente, ao passo que formos adicionando base, a hidroxila do hidróxido de sódio se neutraliza com os hídrons em solução formando água. Nesse sentido, os íons em solução são $\ce{H+}$, $\ce{Cl-}$ e $\ce{Na+}$, estes que são responsáveis pela condutância.
$• \ \text{Alternativa (B):}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
Repare que $S$ é ponto de menor condutância, ou seja, é ponto de equilíbrio, momento em que a quantidade de base adicionada é a mesma de ácido presente. Dessa forma, ocorre a neutralização completa:\begin{matrix}
\ce{NaOH_{(aq)} + HCl_{(aq)} &->& Na+_{(aq)} + Cl-_{(aq)} + H2O_{(aq)} }
\end{matrix}Compreende-se então que, no momento descrito, os íons presentes são $\ce{Cl-}$ e $\ce{Na+}$.
$• \ \text{Alternativas (C) e (D):}$ $\color{#3368b8}{\text{Corretas}}$
As asserções não são incorretas, mesmo que não sejam a melhor das verdades. No caso, é correto que a condutância é favorecida pela mobilidade dos íons hidróxido em $(D)$, assim como pela mobilidade dos hídrons em $(C)$. Contudo, o acréscimo de íons hidróxido e hídrons é mais impactante que isso. Enfim, mesmo que não sejam as mais corretas das afirmações, ainda estão certas.
$• \ \text{Alternativa (E):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Esta é uma alternativa que pode ser tão direta quanto complexa dependendo da atenção que você dá a ela. No caso, vale lembrar da $\text{conservação de carga}$, não é possível simplesmente criar ou perder carga numa solução, além de estas serem basicamente neutras. Em suma, perceba que ao passo que adicionamos base, estamos adicionando um elemento neutro a uma solução propriamente neutra, então como é possível variação de carga? O que ocorre é um balanço, pode-se ter mais espécies ali ou aqui, mas a carga resultante deve prevalecer. \begin{matrix}Letra \ (E)
\end{matrix}