Uma flauta doce, de de comprimento, à temperatura ambiente de , emite sua nota mais grave numa freqüência de . Verifica-se experimentalmente que a velocidade do som no ar aumenta de para cada de elevação da temperatura. Calcule qual deveria ser o comprimento da flauta a para que ela emitisse a mesma freqüência de .
CossenoGPT
Teste
gratuitamente agora
mesmo! 

Admitindo que a flauta doce se comporte como um tubo fechado, sabemos que emitir a nota mais grave significa a emissão de menor frequência, isto é, a frequência fundamental do tubo fechado. Dessa forma, podemos escrever: \begin{matrix} L = {\dfrac{\lambda}{4}} &\Rightarrow& V = 4Lf &\Rightarrow& V \approx 330 \ \pu{m/s}
\end{matrix}O enunciado informa que a cada grau de temperatura elevado a velocidade do som no ar aumenta, como iremos do $0^{\circ}C$ até $30^{\circ}C$, a velocidade irá aumentar em $18 \ \pu{m/s}$. Repare que, a frequência será a mesma, então numa equação análoga à anterior, têm-se:\begin{matrix} 18 + V = 4lf &\Rightarrow& {\dfrac{l}{L} = \dfrac{(18 + V)}{V}} &\Rightarrow& l = L\left(1 + \dfrac{18}{V}\right)
\end{matrix}
\begin{matrix} \fbox{$l \approx 34,8 \ \pu{cm}$}
\end{matrix}