Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos abaixo, sob pressão de $1\ atm$:

  • I. A pressão de vapor de uma solução aquosa de glicose $0,1\ mol/L$ é menor do que a pressão de vapor de uma solução de cloreto de sódio $0,1\ mol/L$ a $25\ ^\circ C$.

  • II. A pressão de vapor do n-pentano é maior do que a pressão de vapor do n-hexano a $25\ ^\circ C$.

  • III. A pressão de vapor de substâncias puras como: acetona, éter etílico, etanol e água, todas em ebulição, tem o mesmo valor.

  • IV. Quanto maior for a temperatura, maior será a pressão de vapor de uma substância.

  • V. Quanto maior for o volume de um líquido, maior será a sua pressão de vapor.

Destas afirmações, estão CORRETAS


img
ITA IIIT 26/04/2022 00:32
$• \ \text{Afirmativa I:}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$ A pressão de vapor varia conforme a concentração de soluto não-volátil dissolvido, isto é, quanto maior essa concentração, menor será a pressão de vapor. Nesse contexto, o enunciado apresenta dois solutos em mesmas concentrações e temperaturas, além disso, sabemos que a glicose é solúvel em água, todavia, não se dissocia. Nessa perspectiva, o cloreto de sódio é um eletrólito forte, solúvel em água, se dissocia bem nos íons cátion sódio e ânion cloreto. Atente que, a dissociação aumenta a concentração de soluto dissolvido, consequentemente, teremos uma menor pressão de vapor, assim, não é difícil confirmar o equívoco da afirmativa. $• \ \text{Afirmativa II:}$ $\color{royalblue}{\text{Verdadeira}}$ A pressão de vapor varia conforme a natureza da molécula, veja que essa relação questionada é acerca das massas moleculares, e sabemos a princípio que o n-pentano apresenta menor massa molecular que o n-hexano. Ademais, entende-se que compostos com maiores massas terão maior dificuldade a escapar de fase, pois será necessário interações mais fortes a fim de romper as ligações junto a inércia. Portanto, compostos com massas maiores tem maior dificuldade de ebulir, são menos voláteis, e consequentemente, apresentam menor pressão de vapor. $• \ \text{Afirmativa III:}$ $\color{royalblue}{\text{Verdadeira}}$ Lembre-se que um líquido entra em ebulição quando a pressão de vapor atinge a pressão externa, isto é, na ebulição, estando todas as substâncias numa mesma pressão externa, claramente elas terão a mesma pressão de vapor. $• \ \text{Afirmativa IV:}$ $\color{royalblue}{\text{Verdadeira}}$ Veja que, ao aquecer uma substância estamos aumentando a energia cinética de agitação das moléculas, esta por sua vez é responsável por aumentar a tendência ao escape das moléculas. Nesse sentido, facilitar o escape se traduz em aumentar a pressão de vapor, pois teremos mais moléculas indo a fase gasosa. $• \ \text{Afirmativa V:}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$ A pressão de vapor depende da temperatura, interações intermoleculares, natureza da molécula, e fatores como concentração de soluto dissolvido. Entretanto, ela não depende do volume do líquido. \begin{matrix} Letra \ (D) \end{matrix}
Modo de Edição
0 / 5000
ManualLaTeX