Para as mesmas condições de temperatura e pressão, considere as seguintes afirmações relativas à condutividade elétrica de soluções aquosas:
I. A condutividade elétrica de uma solução 0,1mol/L de ácido acético é menor do que aquela do ácido acético glacial (ácido acético praticamente puro).
II. A condutividade elétrica de uma solução 1mol/L de ácido acético é menor do que aquela de uma solução de ácido tri-cloroacético com igual concentração.
III. A condutividade elétrica de uma solução 1mol/L de cloreto de amônio é igual àquela de uma solução de hidróxido de amônio com igual concentração.
IV. A condutividade elétrica de uma solução 1mol/L de hidróxido de sódio é igual àquela de uma solução de cloreto de sódio com igual concentração.
V. A condutividade elétrica de uma solução saturada em iodeto de chumbo é menor do que aquela do sal fundido.
$• \ \text{Afirmativa I:}$ $\color{orangered}{\text{Errada}}$
A princípio, devemos saber algumas diferenças entre os ácidos, pensando no ácido acético glacial, este é quase puramente ácido acético, havendo pouquíssimo teor de água, estando em tese concentrado. Por outro lado, o ácido acético comum apresenta água em sua composição, assim como está comumente diluído. Nesse contexto, como o ácido acético comum está mais diluído, este é capaz de ionizar melhor, visto que o ácido acético é um eletrólito fraco, mas por que ele dissocia mais? A justificativa pode se encontrar no princípio de Le Chatelier, vamos pensar na dissociação:\begin{matrix}
\ce{CH3COOH &<=>& CH3COO^- + H^+}
\end{matrix}Quanto mais diluímos a solução, menor a concentração presente, nesse viés, o sistema tende a repor sua concentração perdida, ou seja, o ácido começa a dissociar mais. Atente que, este é o resultado da Lei da diluição de Ostwald. Portanto, como o ácido acético comum converte mais íons em solução, este é um eletrólito mais forte, sendo, então, um melhor condutor.
$• \ \text{Afirmativa II:}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
Observe que a presença dos átomos de cloro no lugar dos de hidrogênio produz um efeito indutivo negativo (atração eletrônica), isto é, a presença dos átomos de cloro retira a densidade eletrônica da ligação $\ce{O-H}$, o que facilita a protonação. Analogamente, a presença dos átomos de cloro contribui para distribuição de carga da base conjugada, ou seja, a estrutura apresenta ressonância, sendo, portanto, mais estável, facilitando a protonação.
$• \ \text{Afirmativa III:}$ $\color{orangered}{\text{Errada}}$
O cloreto de amônio é predominantemente iônico, assim se dissociando mais que o hidróxido de amônio, que é basicamente amônia hidratada. Paralelamente, você poderia analisar as decomposições como:\begin{matrix}
\ce{NH_4OH &<=>& NH3 + H2O} \\
\ce{NH_4Cl &<=>& NH3 + HCl}
\end{matrix}Pondere que o ácido clorídrico é um eletrólito forte, enquanto a água não é, ou seja, o cloreto de amônio deve apresentar melhor condutividade elétrica.
$• \ \text{Afirmativa IV:}$ $\color{orangered}{\text{Errada}}$
Mesmo ambos sendo eletrólitos fortes, isto não confere mesma condutividade, visto que íons hidroxila são diferentes dos ânions cloro, ou seja, possuem mobilidades diferentes para conduzir corrente.
$• \ \text{Afirmativa V:}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
Iodeto de chumbo é praticamente insolúvel em solução, ou seja, deixa poucos íons em solução. Por outro lado, ele é um sólido iônico, logo, quando fundido é um bom condutor de corrente devido a maior quantidade de íons livres.\begin{matrix}Letra \ (B)
\end{matrix}