A figura mostra a distribuição de linhas de campo magnético produzidas por duas bobinas idênticas percorridas por correntes de mesma intensidade e separadas por uma distância . Uma espira circular, de raio muito pequeno comparativamente ao raio da bobina, é deslocada com velocidade constante, , ao longo do eixo de simetria, , permanecendo o plano da espira perpendicular à direção .
Qual dos gráficos abaixo representa a variação da corrente na espira ao longo do eixo ?
CossenoGPT
Teste
gratuitamente agora
mesmo! 

A priori, necessita-se apenas do conhecimento da $\text{Lei de Lenz}$, e claro, a análise da situação. Inicialmente, isto é, a espira antes de $a$, nota-se que o fluxo magnético que passa por ela vai aumentando, consequentemente, deve-se ter um aumento na intensidade da corrente nesse intervalo. Já no ponto $a$, a espira encontra-se num equilíbrio momentâneo, não há variação de fluxo nesse ponto, ela está na iminência de começar a "perder" o fluxo magnético, assim, a intensidade da corrente neste ponto é aproximadamente nula.
Nesse viés, entre $a$ e $b$, partindo de $a$, há uma repentina "perda" de fluxo magnético, logo, a intensidade da corrente aumenta, mas num sentido contrário, pois a corrente agora tenta repor o fluxo perdido. Continuando, a maior parte do intervalo entre $a$ e $b$ apresentará pequenas variações de fluxo magnético, mantendo assim uma intensidade constante da corrente. Todavia, conforme a espira for se aproximando de $b$, mais linhas de campo irão entrar na espira, fazendo com que a mesma aumente a intensidade de sua corrente, no mesmo sentido inicial (antes de $a$), até um processo análogo, em que apresentará um equilíbrio momentâneo, e voltará a "perder" esse fluxo magnético.
Em suma, há apenas uma gráfico que corresponde a análise acima, e este é o $\text{Gráfico III}$. \begin{matrix} Letra \ (C)
\end{matrix}