O fogo-fátuo (o boitatá dos índios e cablocos) é o nome dado ao fenômeno decorrente da combustão espontânea de um certo gás, normalmente emanado de sepulturas e pântanos. Qual é esse gás?
CossenoGPT
Teste
gratuitamente agora
mesmo! 

A questão em si trabalha o conhecimento descritivo da química, mas mesmo com ele, é necessário atenção para não cair nas "armadilhas" da questão. No caso, quando se pensa em gás emanado de sepulturas e pântanos é corriqueiro já ir afoito pensar no metano e, assim marcar a resposta, pois, além disso, o metano faz parte do fogo-fátuo. Todavia, a resposta estará incorreta, não por menos, visto que estamos tratando da "combustão espontânea de um certo gás", e isto não ocorre com o metano, mas com a fosfina $\ce{(PH_3)}$.
Em suma, em pântanos e sepulturas também consta a fosfina, obviamente em menor número que o metano, e esta é responsável pela ignição do fenômeno. Por quê? Bem, a fosfina é muito inflamável (ao contrário do metano), assim, com a combustão da fosfina é às vezes possível liberar a energia necessária para ocorrer a combustão (explosão) do metano, esta que resulta na afamada chama azul, hoje é uma bela atração, mas antigamente estava mais para assombração.\begin{matrix}Letra \ (D)
\end{matrix}