Considere as temperaturas de ebulição () das seguintes substâncias na pressão ambiente:
I. cloridreto,
II. ácido sulfúrico,
III. água,
IV. propanona,
V. chumbo,
Assinale a opção que contém a ORDEM CRESCENTE CORRETA das temperaturas de ebulição das substâncias citadas anteriormente.
$• \ \text{I:}$ Apresenta uma ligação predominantemente covalente ou covalente polar, possui massa molar de aproximadamente $36u$. Dessa forma, por ser um composto extremamente volátil (gás a temperatura ambiente), e sua massa molar ser comparativamente baixa, a molécula apresenta o menor ponto de ebulição.
$• \ \text{II:}$ Um ácido fixo, isto é, pouquíssimo volátil, pois mudam de estado muito lentamente em temperatura ambiente, além de presentar alta massa molar comparado aos demais, há ainda pontes de hidrogênio. Nessa perspectiva, seu ponto de ebulição só é menor que o do chumbo.
$• \ \text{III:}$ A água é menos volátil que o cloridreto e, apresenta pontes de hidrogênio, essas que favorecem um maior ponto de ebulição, mesmo possuindo menor massa molar. Todavia, comparada aos demais, seu ponto de ebulição é menor, devido aos fatores de massa molar e outras ligações.
$• \ \text{IV:}$ Compostos orgânicos normalmente apresentam baixo ponto de ebulição, porém, por sua massa molar de $58u$, têm-se um maior ponto de ebulição em comparação com o cloridreto.
$• \ \text{V:}$ Sem dúvida o maior ponto de ebulição, o chumbo apresenta ligação metálica, essa que é extremamente forte, além de possuir uma alta massa molar de aproximadamente $207u$.
Nesse contexto, podemos escrever:
\begin{matrix} T(I) < T(IV) < T(III) < T(II) < T(V) \\ \\ Letra \ (A)
\end{matrix}

23:34 30/03/2022
Excelente resolução. Um detalhe pequeno na afirmação III em que compostos orgânicos tendem a possuir baixo ponto de ebulição: isso se dá porque sua maioria é apolar ou possui polaridade baixíssima, a propanona é polar, o que indica existência de ligações intermoleculares do dipolo-dipolo, o que aumenta o seu ponto de ebulição ainda mais.