Em um recipiente contendo dois litros de água acrescentam-se uma colher de sopa de óleo de soja e (cinco) gotas de um detergente de uso caseiro. É CORRETO afirmar que, após a agitação da mistura:
CossenoGPT
Teste
gratuitamente agora
mesmo! 

A princípio, vale ressaltar que água e óleo não são miscíveis entre si. Além disso, deve-se saber que os detergentes são comumente compostos com longas séries apolares e outra parte polar. Desse modo, analisando as alternativas:
$• \ \text{Alternativa (A):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Mesmo que haja uma relativa grande quantidade de solvente, e que possivelmente após agitar a solução não seja visualmente perceptível as diferenças de fase, elas ainda estarão lá. Com isso, deve-se ter um sistema heterogêneo, pois a água e o óleo não são miscíveis entre si, e o detergente não é capaz de catalisar este processo, visto que também apresenta um corpo apolar - o qual também estará numa fase diferente da água.
$• \ \text{Alternativa (B):}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
Certamente teremos uma dispersão coloidal. Repare que o detergente é um agente emulsificante e, após agitar a mistura estaremos realizando uma emulsão - uma das mais conhecidas por sinal. No caso, o detergente será responsável pela estabilidade cinética e formação dos colóides, ao agitar a solução, a parte polar do detergente interage com a água, assim como a apolar com o óleo.
Nesse contexto, é apreciável dizer que sem esta interação apolar do detergente com o óleo não haveriam as gotículas dispersas em solução, estas voltariam a interagir com outras moléculas de óleo e o sistema água-óleo (sem o detergente) voltaria ao estado inicial após certo tempo. Contudo, o detergente inibe esta reversibilidade, prescrevendo uma dispersão coloidal.
$• \ \text{Alternativa (C):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Não existe motivo aparente para uma possível supersaturação, porém, existem justificativas suficientes para inibir uma. Nesse sentido, note que a ebulição se baseia na formação de núcleos de bolhas submicroscópicas dentro do líquido, estes núcleos atuam como centros de crescimento em que outras moléculas tendem a aderir e formar bolhas maiores, isto a fim de subirem a superfície do líquido e consequentemente escapar.
Em suma, partículas de sujeira e imperfeições contribuem para formação destes núcleos de bolhas, ou seja, a solução tende a não superaquecer pela presença das gotículas dispersas em solução.
$• \ \text{Alternativa (D):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Como dito anteriormente, o detergente não é capaz de catalisar a hidrólise do óleo, isto pois ele interage com ambos, água e óleo, a fim de emulsificar o sistema.
$• \ \text{Alternativa (E):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Não há como serem menores pois a parte apolar do detergente irá aderir as moléculas de óleo, ou seja, as moléculas apresentarão maior massa molecular.\begin{matrix}Letra \ (B)
\end{matrix}