Três recipientes fechados, providos de êmbolos móveis, contêm a mesma quantidade (mol) do único gás especificado: no recipiente 1; no recipiente 2 e no recipiente 3. Considerando a temperatura medida em kelvin e a pressão em atm, são feitas as afirmações:

  • I- Se a pressão e a temperatura forem as mesmas, as massas especificadas dos gases nos recipientes 1 e 2 serão praticamente iguais.

  • II- Se a pressão e a temperatura forem as mesmas, as massas especificadas dos gases nos recipientes 2 e 3 serão praticamente iguais.

  • III- Se a temperatura for a mesma, mas a pressão no interior do recipiente 1 for o duplo da pressão no recipiente 2, a massa específica do gás no recipiente 1 será praticamente o duplo da massa específica do gás no recipiente 2.

  • IV- Se a temperatura for a mesma, mas a pressão nointerior do recipiente 3 for o duplo da pressão no recipiente 2, a massa específica do gás no recipiente 3 será maior do que o duplo da massa específica do gás no recipiente 2.

  • V- Se a pressão for a mesma, mas a temperatura do recipiente 1 for o duplo da temperatura no recipiente 2, a massa específica do gás no recipiente 1 será praticamente o duplo da massa específica do gás no recipiente 2.

Estão corretas apenas:


img
ITA IIIT 30/06/2022 02:34
$• \ \text{Afirmativa I:}$ $\color{royalblue}{\text{Correta}}$ Pela expressão geral dos gases ideias, têm-se: \begin{matrix}PV =nRT = \dfrac{m}{M} \cdot RT &,& d = \dfrac{m}{V} &\therefore& d = \dfrac{PM}{RT} \end{matrix}Perceba que, tanto $P$ quanto $R$ e $T$ são constantes, logo, para massas específicas iguais, precisamos que $M_1 = M_2$. Desse modo, não é difícil encontrar que ambos os compostos apresentam mesma massa molecular igual a $28 \ u$. Observe a relação entre as massas moleculares: \begin{matrix} M_3 &>& M_2 &=& M_1 \end{matrix} $• \ \text{Afirmativa II:}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$ Vide processo análogo ao anterior. $• \ \text{Afirmativa III:}$ $\color{royalblue}{\text{Correta}}$ \begin{matrix} P_1 = 2P_2 &\Rightarrow& d_1 = \dfrac{2P_2M_1}{RT} &\wedge& d_2 = \dfrac{P_2M_2}{RT} &\therefore& d_1 = 2d_2 \end{matrix} $• \ \text{Afirmativa IV:}$ $\color{royalblue}{\text{Correta}}$ \begin{matrix} P_3 = 2P_2 &\Rightarrow& d_3 = \dfrac{2P_2M_3}{RT} &\wedge& d_2 = \dfrac{P_2M_2}{RT} &\therefore& d_3 > 2d_2 \end{matrix}Lembre-se que $M_3 >M_2$. $• \ \text{Afirmativa V:}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$ \begin{matrix} T_1 = 2T_2 &\Rightarrow& d_1 = \dfrac{PM_1}{R \cdot 2T_2} &\wedge& d_2 = \dfrac{PM_2}{R\cdot T_2} &\therefore& d_2 = 2d_1 \end{matrix}Na verdade é o contrário. \begin{matrix} Letra \ (A) \end{matrix}
Modo de Edição
0 / 5000
ManualLaTeX