Ainda sobre os óxidos de nitrogênio, , e , considere as afirmações:
I- Sabendo-se que o é linear e apolar, segue que a sequência de átomos nesta molécula é e não .
II- Sabendo-se que o é polar, o ângulo entre as ligações é diferente de .
III- Sabendo-se que o é polar, segue que íon deve necessariamente ter geometria linear.
Está(ão) correta(s):
$• \ \text{Afirmativa I:}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
O óxido de dinitrogênio realmente é linear, contudo, ela é polar (apresenta diferença de polaridade líquida) e segue a sequência $NNO$ podendo ser representada como híbrido de ressonância. Além disso, perceba que $NON$ não corresponde uma molécula linear, tampouco apolar, note ainda que esta seria uma configuração extremamente instável.
$• \ \text{Afirmativa II:}$ $\color{#3368b8}{\text{Verdadeira}}$
O dióxido de nitrogênio é uma molécula ímpar, ou seja, apresenta radical livre, este que é um dos responsáveis por sua polaridade e, consequentemente, ângulo entre as ligações $\ce{N-O}$ menor que $180^{\circ}$. Atente que o radical livre exerce repulsão eletrônica entre os pares, o que deforma o possível ângulo linear.
$• \ \text{Afirmativa III:}$ $\color{#3368b8}{\text{Verdadeira}}$
Veja que o íon nitrônico não apresenta o radical livre do dióxido de nitrogênio, esta remoção diminui a repulsão eletrônica, aumentando o ângulo de ligação, formando uma molécula linear. Além disso, pela geometria, prescreve-se um momento dipolar líquido nulo, ou seja, a molécula é apolar.\begin{matrix} Anulada
\end{matrix}$\color{orangered}{\text{Obs:}}$ Julgar uma asserção leva em conta analisar premissas e conclusões (fundamentando a lógica tradicional). No caso, mesmo que o enunciado impute "Sabendo-se" inferindo uma premissa objetiva, nada o é válido caso esta seja errônea ou contestável.