Uma técnica muito empregada para medir o valor da aceleração da gravidade local é aquela que utiliza um pêndulo simples. Para se obter a maior precisão no valor de deve-se:
A ideia é pensar no período de um pêndulo simples para pequenas oscilações, em que:\begin{matrix}T = 2\pi \sqrt{\dfrac{l}{g}}
\end{matrix} Desse modo, percebe-se que a massa não nos interessa na análise, assim como a amplitude das oscilações. Contudo, o comprimento do fio e os períodos interessam, visto serem influentes na expressão. Repare que, um comprimento menor do fio diminui o período das oscilações, o que certamente dificulta a análise, visto que a precisão em estabelecer os períodos seria mais difícil, afinal, ele oscila mais rápido.
Nesse momento, resta apenas uma alternativa e ela é pragmaticamente a mais lógica, veja que quanto maior for o número de análises, maior será a precisão. No caso, realiza-se diversos experimentos a fim de encontrar um valor médio a partir de uma média aritmética.\begin{matrix}Letra \ (C)
\end{matrix}