Considere as seguintes afirmativas:
I- Um copo de água gelada apresenta gotículas de água em sua volta porque a temperatura da parede do copo é menor que a temperatura de orvalho do ar ambiente.
II- A névoa (chamada por alguns de vapor) que sai do bico de uma chaleira com água quente é tanto mais perceptível quanto menor for a temperatura ambiente.
III- Ao se fechar um “freezer”, se a sua vedação fosse perfeita, não permitindo a entrada e saída de ar do seu interior, a pressão interna ficaria inferior à pressão do ar ambiente.
$• \ \text{Afirmativa I:}$ $\color{#3368b8}{\text{Verdadeira}}$
A asserção é mais simples do que aparenta, vamos primeiro simplificar a análise, para isso, comecemos nos perguntando: a temperatura do copo é menor que a do ambiente? Ora, deve de ser, afinal, ele está em contato direto com o líquido frio.
Contudo, o que é a temperatura de orvalho? Basicamente, é a temperatura em que o vapor de água no ar começa a se condensar em pequenas gotículas. Nesse contexto, releia a asserção, veja que, se o copo apresenta uma temperatura mais fria que o ambiente, as partículas de água do vapor próximas ao copo devem condensar, pois estão numa região com temperatura menor do que do ambiente, ou seja, condensam.
$\color{orangered}{\text{Obs:}}$ Estamos admitindo a pressão como constante.
$• \ \text{Afirmativa II:}$ $\color{#3368b8}{\text{Verdadeira}}$
Numa temperatura ambiente menor, a pressão do ar também é menor, isso pode ser caracterizado admitindo o ar como um gás ideal e analisando a lei geral dos gases ideais. Nesse perspectiva, deve-se ter conhecimento que quanto menor a pressão externa sobre o líquido mais fácil ele irá evaporar (porventura ebulir), afinal, a força que impede as partículas de evaporar é mais fraca.
Em suma, quanto mais vapor, mais névoa, ou seja, mais perceptível.
$• \ \text{Afirmativa III:}$ $\color{#3368b8}{\text{Verdadeira}}$
Certamente ficaria, ao diminuir a temperatura estamos diminuindo a energia cinética média das partículas do sistema, ou seja, elas colidirão menos, o que eventualmente proporciona um decréscimo de pressão. Lembre-se que: a pressão advém das colisões das partículas com as paredes do sistema.\begin{matrix}Letra \ (A)
\end{matrix}