Considere as três afirmativas abaixo sobre um aspecto de Física do cotidiano.
I- Quando João começou a subir pela escada de pedreiro apoiada numa parede vertical, e já estava no terceiro degrau, Maria grita para ele: - “Cuidado João, você vai acabar caindo pois a escada está muito inclinada e vai acabar deslizando”.
II- João responde: -“Se ela não deslizou até agora que estou no terceiro degrau, também não deslizará quando eu estiver no último”.
III- Quando João chega no meio da escada fica com medo e dá total razão à Maria. Ele desce da escada e diz a Maria: “Como você é mais leve do que eu, tem mais chance de chegar ao fim da escada com a mesma inclinação, sem que ela deslize”.
Ignorando o atrito da parede:
CossenoGPT
Teste
gratuitamente agora
mesmo! 

I) Maria está certa, pois, na medida em que João se distancia do ponto fixo de rotação, sendo o seu peso constante, maior será a tendência de deslizamento da escada (momento do peso de João);
II) João está errado, pois seu discurso é fisicamente incorreto. Isto porque a tendência de deslizamento da escada é diretamente proporcional à distância da linha de ação do peso de João, em relação ao ponto fixo (ou "de rotação"), situado entre a escada e o chão.
III) João está certo, visto que o momento é também diretamente proporcional ao módulo da força aplicada. Isto é, quanto menor for (Maria é mais leve), também menor será a tendência de deslizamento da escada.
$$\text{Alternativa } \mathbb{(A)}$$