Em cinco frascos de providos de rolha e numerados de I a V, são colocados de tetracloreto de carbono, de água e da substância indicada a seguir:
I- Iodo;
II- Cloreto de sódio;
III- Benzeno;
IV- Açúcar;
V- Cloreto de prata;
Essas misturas, agora com três componentes, são agitadas. Uma vez estabelecido o equilíbrio, é falso afirmar que:
$• \ \text{Afirmativa I:}$ $\color{royalblue}{\text{Verdadeira}}$
O iodo apresenta ligações covalentes puras, sendo obviamente apolar, assim como o tetracloreto de carbono que também é predominantemente apolar, isto devido sua geometria tetraédrica. Nesse viés, o iodo se dissolve na solução formando ligações intermoleculares fracas com o tetracloreto de carbono - Forças de London no caso. Desse modo, têm-se boa parte do iodo dissolvida na fase orgânica, ou seja, ligada as moléculas de tetracloreto de carbono por dipolos instantâneos.
$• \ \text{Afirmativa II:}$ $\color{royalblue}{\text{Verdadeira}}$
Cloreto de sódio advém de um ácido forte e uma base forte, é extremamente solúvel em água, logo, espera-se que quase todo cloreto de sódio esteja dissolvido na fase aquosa.
$• \ \text{Afirmativa III:}$ $\color{royalblue}{\text{Verdadeira}}$
Benzeno é predominantemente apolar, assim como o tetracloreto de carbono, então, espera-se que quase todo benzeno esteja dissolvido em tetracloreto de carbono.
$• \ \text{Afirmativa IV:}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Espera-se que quase todo açúcar esteja dissolvido na fase aquosa, pois o mesmo é polar, sendo praticamente insolúvel em tetracloreto de carbono.
$• \ \text{Afirmativa V:}$ $\color{royalblue}{\text{Verdadeira}}$
Cloreto de prata é praticamente insolúvel em água, as moléculas de água não conseguem romper as fortes interações iônicas soluto-soluto. Além disso, o tetracloreto de prata também não é capaz de dissolver o cloreto de prata, justamente pelo mesmo motivo da água. Portanto, é de se esperar que o cloreto de prata se encontre numa terceira fase sólida.
\begin{matrix} Letra \ (D)
\end{matrix}