Introduz-se uma chapinha de cobre em uma solução aquosa de cloreto férrico contida em um copo. Com o passar do tempo nota-se o seguinte:

  • não há desprendimento de gás.

  • a chapinha de cobre perde espessura mas conserva sua cor característica.

  • a cor da solução vai mudando aos poucos.

Em face dessas observações, qual a opção que contém a equação química que melhor representa o “desaparecimento” do cobre na solução?


img
ITA IIIT 10/08/2022 18:05
A princípio o enunciado é bem pragmático, em que se nota um processo galvânico, assim, vejamos cada alternativa: $• \ \text{Alternativa (A):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$ Lembre-se que o cobre apresenta tendência em se reduzir, ou seja, é necessário que a espécie posta com ele apresente uma tendência maior ainda, pois no caso em questão, ele oxida. Nesse viés, nota-se que esta espécie se supõe o ferro, saindo de seu estado de oxidação comum $+2$ para o $0$. Desse modo, pode-se dizer que a reação não ocorre em condições normais, pois o potencial de redução do ferro de $+2$ para $0$ é muito baixo, na verdade, a tendência deste é oxidar para seu estado comum. $• \ \text{Alternativa (B):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$ A priori, nota-se a presença de gás nos produtos, o que já descarta a afirmativa. Por outro lado, note que esta reação sequer ocorre, pois o potencial de redução do hidrogênio é nulo, enquanto o de oxidação do cobre é muito baixo (negativo). $• \ \text{Alternativa (C):}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$ Atente que, agora o ferro se encontra em um estado diferente de oxidação, $+3$, ou seja, sua tendência é reduzir ao estado comum $+2$. Nesse contexto, a reação ocorre, mas ela respeita as premissas impostas? Vejamos, há desprendimento de gás? Não, apenas íons aquosos em solução. A chapinha de cobre perde espessura? Perde, afinal, o cobre oxida. Por fim, a solução muda de cor aos poucos? Certamente, visto que os íons cobre devem fornecer uma coloração azulada a solução. $• \ \text{Alternativa (D):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$ Como dito anteriormente, o ferro não apresenta tendência em se reduzir ao estado de substância simples, ou seja, esta reação é inviável em condições normais: não espontânea. $• \ \text{Alternativa (E):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$ Veja que há a presença de gás nos produtos, além de que, esta reação é claramente inviável.\begin{matrix} Letra \ (C) \end{matrix}
Modo de Edição
0 / 5000
ManualLaTeX