Na preparação da anilina a partir do nitrobenzeno pode-se empregar:
CossenoGPT
Teste
gratuitamente agora
mesmo! 

A partir do nitrobenzeno, nota-se que para produção da anilina, hidrogênios devem substituir os oxigênios do nitrocomposto. Além disso, analisando o grupo nitro, pode-se perceber que os oxigênios apresentam maior densidade eletrônica, o que os faz serem suscetíveis a ataques eletrófilos. Nesse sentido, vamos analisar cada alternativa:
$• \ \text{Alternativa (A):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Conforme conhecimento de mecanismos de orientação, sabe-se que o grupo nitro é meta-dirigente, assim como o emprego de ácido nitítrico acarreta uma nitração.
$• \ \text{Alternativa (B):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Permanganato de potássio é um agente oxidante, enquanto o processo de formação da anilina é uma redução, ou seja, é necessário um agente redutor, não um oxidante.
$• \ \text{Alternativa (C):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Amônia é uma base fraca, assim, não é eficaz para promover um ataque eletrófilo.
$• \ \text{Alternativa (D):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Compostos de Grignard são organometálicos na forma $\ce{RMgX}$, não sendo de interesse, visto que a intenção são ataques eletrófilos que produzam a anilina.
$• \ \text{Alternativa (E):}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
Hidrogênio nascente é aquele que está em seu estado mais reativo, sendo capaz de realizar ataques eletrófilos como o que é necessário. Dessa forma, o mecanismo de preparação da anilina pode ser como abaixo:
\begin{matrix}Letra \ (E)
\end{matrix}

Ampliar Imagem