Em relação ao tamanho de átomos e íons são feitas as afirmações seguintes:
I- O é menor do que o
II- O é menor do que o
III- O é maior do que o
IV- O é maior do que o
Das afirmações acima estão corretas apenas:
Sabido que, grosseiramente falando, na tabela periódica o raio atômico cresce da esquerda para direita, de cima para baixo, pode-se analisar as alternativas:
$• \ \text{Afirmativa I:}$ $\color{orangered}{\text{Falsa}}$
Um ânion sempre será maior que seu átomo neutro, pois, ao adicionar elétrons ao átomo neutro, ocorre-se uma maior repulsão entre os elétrons presentes, repulsão essa que deforma a região extranuclear, esta que consequentemente aumenta.
$• \ \text{Afirmativa II:}$ $\color{royalblue}{\text{Verdadeira}}$
Num pensamento análogo ao da afirmativa I, ao retirar elétrons do átomo neutro ocorre uma menor repulsão entre os elétrons presentes, repulsão essa que deforma a região extranuclear, esta que consequentemente diminui.
$• \ \text{Afirmativa III:}$ $\color{royalblue}{\text{Verdadeira}}$
Vide o primeiro comentário, o $Ca$ está no quarto período, enquanto o $Mg$ está no terceiro, por conseguinte, $Ca^{+2}$ possui um raio maior que $Mg^{+2}$.
$• \ \text{Afirmativa IV:}$ $\color{orangered}{\text{Falsa}}$
Analogamente, o $Cl$ está no segundo período, enquanto o $Br$ está no terceiro, por conseguinte, $Cl$ possui um raio menor que $Br$.\begin{matrix} Letra \ (C)
\end{matrix}

22:14 06/02/2022
Excelente solução. É também interessante depois estudar casos específicos dentro da tabela periódica onde a regra dos períodos não é válida. Esse tipo de questão pegadinha é recorrente em vestibulares militares.