Considere a seguinte série ordenada da escala de nobreza dos metais: Com relação à informação anterior, qual das seguintes opções contém a afirmação falsa?
A priori, é interessante comentar que o hidrogênio quando presente em pressões extremamente elevadas possui caráter metálico, por isso, talvez possa se dizer que este é um, quiçá o primeiro metal. Nesse contexto, vamos analisar as alternativas:
$• \ \text{Alternativa (A):}$ $\color{orangered}{\text{Falsa}}$
A alternativa trata de desidratação em um processo de deslocamento, observe a escala de nobreza, o que não é nada mais que uma escala de potenciais de redução. Com isso, nota-se que o potencial de oxidação do mercúrio é muito baixo para sobrepor o hidrogênio numa reação espontânea, ou seja, este não desloca o hidrogênio (desidrata o ácido) produzindo um sal e o gás.
$• \ \text{Alternativa (B):}$ $\color{#3368b8}{\text{Verdadeira}}$
O cobre metálico apresenta um bom potencial de redução, ou seja, este tende a se reduzir, enquanto o hidrogênio que possui categoricamente potencial $0$, contribui para tal.
$• \ \text{Alternativa (C):}$ $\color{#3368b8}{\text{Verdadeira}}$
O alumínio apresenta um baixo potencial de redução, consequente alto de oxidação. Por outro lado, como visto, o cobre apresenta um bom potencial de redução, o que contribui mais ainda para esta reação.
$• \ \text{Alternativa (D):}$ $\color{#3368b8}{\text{Verdadeira}}$
Certamente, visto que se trata primordialmente de reatividade. Além disso, repare que nossa análise até aqui foi sobre reações de deslocamento.
$• \ \text{Alternativa (E):}$ $\color{#3368b8}{\text{Verdadeira}}$
Realmente não é possível, e este inclusive é um dos dilemas da química. Lembre-se que, potenciais de redução e reatividade são intrínsecos a energia livre de Gibbs, esta que nos permite predizer a espontaneidade das reações. Contudo, não nos possibilita a análise de velocidade.\begin{matrix}Letra \ (A)
\end{matrix}