Metano, também conhecido como gás dos pântanos, pode ser:
I-Obtido por craqueamento do petróleo.
II-Obtido por hidrogenação do carvão mineral.
III- Formado por decomposição biológica em fundos de lagos
IV- Extraído de reservas naturais, à semelhança do que acontece com o petróleo.
V- Formado na fermentação dos detritos domésticos, estocados em lixões e aterros sanitários.
Das afirmações acima estão corretas:
A questão gentilmente lhe fornece a informação que o coloquial "gás dos pântanos" é composto principalmente por metano, além de dióxido de carbono, informação essa que o enunciado omite. Nesse contexto, vamos analisar as afirmativas:
$• \ \text{Afirmativa I:}$ $\color{#3368b8}{\text{Verdadeira}}$
A priori, deve-se saber que o petróleo é uma mistura de substâncias que apresenta diversos hidrocarbonetos assim como outros compostos. Além disso, também é necessário saber que o processo de craqueamento se constitui, grosseiramente, pela transição de moléculas complexas para mais simples por quebras de ligações. Em suma, uma destas moléculas certamente deve ser o gás metano.
$• \ \text{Afirmativa II:}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
A hidrogenação do carvão mineral consiste na conversão de carvão em hidrocarbonetos líquidos: combustíveis líquidos e petroquímicos.
$• \ \text{Afirmativa III:}$ $\color{#3368b8}{\text{Verdadeira}}$
Esta provavelmente é a asserção mais intuitiva, e realmente é verossímil, visto que o "gás dos pântanos" é produzido pela ação (decomposição anaeróbica) de bactérias sobre a vegetação morta, como o próprio lodo.
$• \ \text{Afirmativa IV:}$ $\color{#3368b8}{\text{Verdadeira}}$
Vide explicações anteriores.
$• \ \text{Afirmativa V:}$ $\color{#3368b8}{\text{Verdadeira}}$
O processo de fermentação se baseia na ausência de gás oxigênio, em que fungos e bactérias realizam transformação de matéria orgânica num processo de decomposição anaeróbica. Como resultado, há conversão em gás metano, este que é prejudicial a saúde humana caso inalado, além de ser altamente inflamável.\begin{matrix}Letra \ (D)
\end{matrix}