A um tubo de ensaio contendo solução aquosa de peróxido de hidrogênio, se acrescentam um pouco de solução aquosa de ácido sulfúrico e algumas gotas de solução aquosa de permanganato. Por agitação, a mistura, inicialmente violeta, descora-se, dela saem bolhas de gás mas não aparece precipitado. A equação que melhor representa o experimento anteriormente descrito é:
A princípio, deve-se prestar atenção aos detalhes da descrição, eles são primordiais para um análise simples e rápida, e estes detalhes são:\begin{matrix} \text{(I): Descora-se} &,& \text{(II): Saem bolhas} &,& \text{(III): Não aparecem precipitados}
\end{matrix}A priori, deve-se saber que óxidos de metais de transição são majoritariamente coloridos, ou seja, não devemos encontrar estes em solução. Além disso, temos o desprendimento de um gás, ou seja, é necessário que os produtos apresentem um gás. E claro, não há precipitado, assim é interessante ver que óxidos de magnésio - normalmente - não são solúveis em água, por outro lado, permanganatos são. Nesse viés, analisando as opções:
$• \ \text{Alternativa (A):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
A solução presenta um óxido básico, este que é quase insolúvel em água, além de que ele iria "colorir" a solução.
$• \ \text{Alternativa (B):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
O permanganato mesmo que solúvel seria responsável por dar cor a solução.
$• \ \text{Alternativa (C):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Não há desprendimento de gás.
$• \ \text{Alternativa (D):}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
Não temos a presença do óxido, há o desprendimento de gás, enquanto não há precipitados em solução, apenas íons em processo de solvatação.
$• \ \text{Alternativa (E):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Apresenta óxido de manganês (III), insolúvel em água.\begin{matrix}Letra \ (D)
\end{matrix}