O cilindro provido de um pistão móvel, esquematizado abaixo, contém apenas etanol puro é mantido sob temperatura constante de .
Assine a alternativa que melhor representa a variação do volume com a pressão aplicada, abrangendo etanol desde completamente vaporizado até totalmente liquefeito.
A priori, sabemos que a temperatura é constante vide enunciado, assim, o inicio é apenas uma compressão em que $P.V = cte$, o que caracteriza no gráfico uma hipérbole. Continuando, conforme a pressão for aumentando e o volume diminuindo, chegará um momento em que o aumento das colisões e consequentemente maior perda de energia das partículas fará o gás se condensar, nesse momento a pressão é aproximadamente constante por um certo período de tempo.
Repare que, no processo de condensação, ao passo que o volume for diminuindo, a taxa de condensação aumenta, enquanto a de evaporação permanece constante - pois depende da temperatura, e esta é constante. Com isso, o líquido se condensa a fim do equilíbrio dinâmico, em que a taxa de evaporação e condensação voltam a se igualar - mantendo a pressão do sistema próxima do constante nesse processo.
Por fim, ao se liquefazer completamente, teremos agora um líquido, este que apresenta uma propriedade característica dos sólidos, a alta dificuldade de compressão, sendo assim constatada mais uma pequena, quiçá ínfima, redução do volume. Nessa perspectiva, o único gráfico que nos entrega algo parecido com a situação descrita acima, é o da: \begin{matrix} Letra \ (A)
\end{matrix}