A síntese de metanol a partir de gás de água é representada por: Com base no princípio de Le Chatelier é possível prever como se pode aumentar a quantidade de metanol, partindo de uma certa quantidade de monóxido de carbono. A alteração que NÃO contribuiria para esse aumento é:
Do princípio de Le Chatelier:\begin{matrix} \text{"Quando um sistema em equilíbrio é sujeito a qualquer perturbação ou stress, ele tende a se ajustar, ou se adaptar,} \\
\text{de modo a reduzir o efeito perturbador; reestabelecendo a condição de equilíbrio."}
\end{matrix} $• \ \text{Alternativa (A):}$ $\color{royalblue}{\text{Correta}}$
O aumento da quantidade de hidrogênio favorecerá a produção de metanol, pois o sistema tende a reestabelecer um equilíbrio, no caso, a transformação reagente-produto.
$• \ \text{Alternativa (B):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
O argônio é inerte, isto é, não participará diretamente da reação, nesse caso, o aumento de pressão apenas irá influenciar no aumento da velocidade de colisões entre as moléculas (velocidade da reação), não necessariamente aumentando a quantidade de metanol.
$• \ \text{Alternativa (C):}$ $\color{royalblue}{\text{Correta}}$
O enunciado nos informa que a reação direta é exotérmica $(\Delta H < 0)$, logo, ao reduzirmos a temperatura do sistema, consequentemente, deslocaremos o sistema a fim de produzir mais metanol. Analogamente, se aumentássemos a temperatura, o sistema iria tender ao reagentes.
$• \ \text{Alternativa (D):}$ $\color{royalblue}{\text{Correta}}$
Ao aumentar a pressão pela redução do volume iremos deslocar o sistema para a fase mais compacta, quer dizer, a fase de menor volume, assim, favoreceremos a produção de metanol.
$• \ \text{Alternativa (E):}$ $\color{royalblue}{\text{Correta}}$
A condensação do metanol (transformação do gás para líquido) irá desequilibrar o sistema, pois reduzirá o volume de metanol. Nesse sentido, o sistema tenderá a recuperar o volume que "perdeu", assim, aumentando a produção de metanol.\begin{matrix} Letra \ (B)
\end{matrix}