Dentre as opções seguintes assinale aquela que contém, afirmação FALSA relativa ao comportamento de gases.
$• \ \text{Alternativa (A):}$ $\color{orangered}{\text{Falsa}}$
Conhecida a relação: $c_p = c_v + R$ , não é difícil perceber que a alternativa está errada. No caso, para uma mesma temperatura, podemos escrever: \begin{matrix} \text{Pressão constante:} & U_p = H - PV &\Rightarrow& {\large{\frac{f}{2}}}nRT = nc_pT - nRT \\
\text{Volume constante:} & U_v = Q_v&\Rightarrow& {\large{\frac{f}{2}}}nRT = nc_vT
\end{matrix}Portanto,\begin{matrix} nc_vT = nc_pT - nRT &,& n \ne 0 &\wedge& T \ne 0 &\therefore& c_p =c_v + R
\end{matrix}
$• \ \text{Alternativa (B):}$ $\color{royalblue}{\text{Verdadeira}}$
Pela teoria cinética molecular, sabe-se que o último postulado nos afirma que a energia cinética média das partículas é proporcional a temperatura, e independe de outros fatores como pressão e volume. No caso da pressão do gás, esta ocorre devido às colisões - sempre elásticas - entre as moléculas, tal-qualmente as colisões das moléculas com as paredes do sistema.
$• \ \text{Alternativa (C):}$ $\color{royalblue}{\text{Verdadeira}}$
Tratando o ar como um gás ideal, entende-se que num mesmo volume, a pressão e temperaturas iguais, a quantidade de matéria é a mesma. Nessa perspectiva, o ar úmido é aquele que apresenta maior número de moléculas de água, estas moléculas de água estarão no lugar das moléculas do ar seco, como o oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e entre outros.
Com isso, analisando a massa molecular dos componentes, não é difícil perceber que $H_2O$ apresenta menor massa que $N_2$, $O_2$ e alguns outros. Certamente, o ar úmido é ligeiramente menos denso que o ar seco nesse caso, visto que a massa do ar foi reduzida a um mesmo volume.
$\color{orangered}{Obs:}$ Como o ar em sua maioria é composto por nitrogênio e oxigênio, é de se esperar que as moléculas de água substituam estes compostos majoritariamente.
$• \ \text{Alternativa (D):}$ $\color{royalblue}{\text{Verdadeira}}$
Esta é, basicamente, a $\text{Lei de Henry}$.
$• \ \text{Alternativa (E):}$ $\color{royalblue}{\text{Verdadeira}}$
Esta é, basicamente, a $\text{Lei de Charles}$.
\begin{matrix}Letra \ (A)
\end{matrix}