Dentre as substâncias abaixo assinale aquela que, quando dissolvida em água, produz solução alcalina:
$• \ \text{Alternativa (A):}$ $\color{orangered}{\text{Não produz}}$
Observe que o etanol é um composto miscível em água, pode se dissociar liberando hídrons $\ce{H^+}$ tornando a solução levemente ácida. Desse modo, ela não é alcalina.
$• \ \text{Alternativa (B):}$ $\color{orangered}{\text{Não produz}}$
Cloreto de sódio é um sal neutro, provém de bases e ácidos fortes, sendo solúvel em água, em que se dissocia em íons, porém, estes não mudam a acidez ou basicidade da água, pois não reagem. Atente que, por serem íons com carga expressiva, a água tende a hidratá-los, aumentando a região extranuclear destes, dificultando possíveis reações com a água e com outros compostos presentes.
$• \ \text{Alternativa (C):}$ $\color{#3368b8}{\text{Produz}}$
Repare que o acetato de sódio é um sal básico, advém de uma base forte (hidróxido de sódio) e um ácido fraco (ácido etanoico). Com isso, espera-se uma solução alcalina, em que se desprenda hídrons da água para formar o ácido etanoico dissolvido, consequentemente, maior a presença de íons hidróxido.
$• \ \text{Alternativa (D):}$ $\color{orangered}{\text{Não produz}}$
Cloreto de amônio é um sal ácido, provém de um ácido forte (ácido clorídrico) e uma base fraca (amônia). Nesse contexto, o raciocínio é análogo ao anterior, porém, espera-se uma solução ácida.
$• \ \text{Alternativa (E):}$ $\color{orangered}{\text{Não produz}}$
Este é mais um sal neutro, advém de uma base forte (hidróxido de potássio) e um ácido forte (ácido nítrico). Analogamente, espera-se uma solução neutra.
\begin{matrix}Letra \ (C)
\end{matrix}