Uma espira em forma de U está ligada a uma condutor móvel AB. Este conjunto é submetido a um campo de indução magnética , perpendicular ao papel e dirigido para dentro dele. Conforme mostra a figura abaixo, a largura é de . Determine a tensão induzida e o sentido da corrente, sabendo-se que a velocidade de é de .
Com conhecimento da $\text{Lei de Faraday-Neumann}$, sabemos que a variação do fluxo magnético gera uma $fme$ induzida $({\Large{\varepsilon}})$, esta que pode ser constatada a partir de: \begin{matrix} |{{\varepsilon}}|= {{\dfrac{\Phi}{\Delta t}}} = {{\dfrac{B.A}{\Delta t}}} = {{\dfrac{B.U.x}{\Delta t}}} = B.U.v \end{matrix}$\color{orangered}{Obs:}$ $x$ é a distância percorrida pela barra num intervalo $\Delta t$ \begin{matrix} |{{\varepsilon}}| = 0,016 \ \pu{V}
\end{matrix}Por fim, sabida a $\text{Lei de Lenz}$, entende-se que essa variação de fluxo magnético gera uma corrente induza a fim de frear tal variação produzindo um fluxo magnético contrário. Dessa forma, a partir da regra da mão direita, facilmente encontramos que o sentido dessa corrente deve ser horário. \begin{matrix} Letra \ (E)
\end{matrix}