Dentre as afirmações abaixo, assinale a que não se aplica ao grafite.
CossenoGPT
Teste
gratuitamente agora
mesmo! 

$• \ \text{Alternativa (A):}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
Anisotropia se caracteriza por propriedades físicas de caráter direcional em determinadas substâncias, o que realmente ocorre com o grafite. No caso, o grafite é bem conhecido por sua "condutividade bidimensional", e a explicação disso se concentra em sua estrutura cristalina, como se pode ver abaixo:
Observe que a estrutura do grafite é feita em planos bidimensionais como "telas de galinheiro", e sua condutância provém justamente disso. Analisando a a estrutura, nota-se que cada carbono apresenta três ligações, contudo, cada carbono contém quatro elétrons disponíveis. Com isso, é possível perceber que cada carbono é capaz de ceder um elétron, e estes elétrons livres na rede bidimensional conferem a característica metálica de condução, porém, de forma bidimensional.
$• \ \text{Alternativa (B):}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
O grafite é sutilmente mais estável que o diamante em temperatura ambiente. Certamente, você nunca viu a conversão de grafite em diamante ou diamante em grafite em temperatura ambiente, e isso se deve a grande energia de ativação necessária para tal processo.
$• \ \text{Alternativa (C):}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
O termo "polímero bidimensional" provém da sua extensa cadeia em rede bidimensional, o que não faz do grafite um polímero, mas que "bidimensionalmente" o assemelha. Analogamente, ele apresenta ligações fracas (como de Van der Waals) entre os planos.
$• \ \text{Alternativa (D):}$ $\color{#3368b8}{\text{Correta}}$
Certamente, do contrário não teríamos os "lápis de cor", que são misturas de grafite com outros compostos, por exemplo; a argila na estruturação das minas dos lápis.
$• \ \text{Alternativa (E):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$
Visto que os carbonos fazem três ligações em estruturas trigonais planas, suas hibridações são $sp^2$.\begin{matrix}Letra \ (E)
\end{matrix}

Ampliar Imagem