Dois corpos de massa “" e “" acham-se suspensos, verticalmente, por intermédio de uma mola ideal de constante "”, conforme mostra a figura. O fio que prende o corpo de massa “", rompe-se em , deixando cair o corpo de massa "", provocando uma oscilação no corpo de massa "". Pode-se afirmar que a amplitude e o período "" deste movimento serão dados, respectivamente por:
CossenoGPT
Teste
gratuitamente agora
mesmo! 

$T-P=F_e...p/T=0,teremos..P=F_e$
$-mg=-kx..x=mg/k$...
após o rompimento do fio somente M oscila,logo
$T=2\pi\sqrt{M/k} $...
Ps-seria bom instalar um látex para as resolucoes...do jeito que esta,está ruim de mexer aqui

21:35 17/11/2023
Opa, Sousa Martins. Tudo certo? Então, já existe a possibilidade de escrever as resoluções utilizando LaTeX. Em caso de dúvidas, clique em "como responder?" e acesse ao guia completo. Bons estudos!

00:36 18/11/2023
Pois eh gabriel,eu tenho usado as dicas do latex..pensei se poderia ter um látex sem ter que escrever demais...mas com tudo obrigado e bons estudos...s
Durante o equilíbrio, o conjunto estará a uma distância dada por
$$x = \dfrac{(M+m)g}{k}.$$
Após o corte do fio que mantém unido a massa $m$ com a outra massa $M$, o sistema será pertubado e uma nova posição de equilíbrio será estabelecida, dada por
$$A = \dfrac{Mg}{k}.$$
No entanto, essa não é a amplitude do movimento, sua nova amplitude deve ser
$$A' = \dfrac{mg}{k}$$
para que a energia do sistema seja conservada durante todo o movimento. É válido ressaltar que a mola armazena energia potencial, então inicialmente, já teremos energia potencial armazenada devido à massa $M$, mas após o corte, veja que na nova posição de equilíbrio, teremos a energia potencial armazenada pela mola e a energia cinética provocada pela pertubação do sistema. Com isso, quando toda a energia cinética for transformada em potencial, teremos a nova amplitude $A'$ devido à massa $m$, o que faz a energia se conservar.