USP 2013 Biologia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Nas mulheres, uma ovogônia diferencia-se em ovócito primário, que sofre a divisão I da meiose. Dessa divisão, resultam o ovócito secundário e outra célula, chamada primeiro corpúsculo polar. Ao final da divisão II da meiose, o ovócito secundário origina duas células - o óvulo e o segundo corpúsculo polar.

  1. A) Quantos cromossomos existem na ovogônia, no óvulo e no segundo corpúsculo polar?

  2. B) Admitindo que a quantidade de DNA da ovogônia é $X$, quanto DNA existe no ovócito primário, no ovócito secundário, e no primeiro e no segundo corpúsculos polares?

  3. C) Quantos gametas resultam de uma ovogônia?

Piaimã virou o herói de cabeça para baixo. Então Macunaíma fez cócegas com os ramos nas orelhas do gigante (...). Chegaram no hol. Por debaixo da escada tinha uma gaiola de ouro com passarinhos cantadores. E os passarinhos do gigante eram cobras e lagartos.

(Mário de Andrade, Macunaíma.)

  1. a) Suponha que o gigante Piaimã tenha encontrado os ovos de lagarto e os tenha posto para chocar, pensando que fossem de aves. O exame dos anexos embrionários dos ovos desses dois grupos de animais permite diferenciar se eles são de lagartos ou de passarinhos? Justifique.

  2. b) Considere que a gaiola esteja embaixo da escada em local frio e úmido, e com alimento disponível. Que animais - cobras, lagartos ou passarinhos - teriam maior dificuldade para sobreviver por período muito longo nessas condições? Justifique.

Os equinodermos são animais deuterostômios marinhos que apresentam simetria radial na fase adulta e bilateral na fase de larva.

  1. A) A palavra deuterostômio deriva do grego: deuteros = segundo, secundário; stoma = boca. Que característica justifica denominar os equinodermos como deuterostômios? Cite outro filo animal com o qual essa característica é compartilhada.

  2. B) No desenvolvimento dos equinodermos, verifica-se a transição de simetria bilateral para simetria radial. Essa sequência reflete o que ocorreu com a simetria ao longo da evolução dos metazoários invertebrados? Justifique sua resposta.

Analise as definições encontradas no quadro abaixo:

Espécie ameaçada: espécie de ser vivo que se encontra em perigo de extinção.

Espécie endêmica: espécie de ser vivo que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica, da qual é originária.

Espécie exótica: espécie de ser vivo presente em uma determinada área geográfica, da qual não é originária.

Espécie extinta: espécie de ser vivo de cuja existência não se tem mais conhecimento por um período superior a 50 anos.

Espécie invasora: espécie que está fora de seu hábitat natural e ameaça outras espécies, passando a exercer dominância em ambientes naturais.

Espécie nativa: espécie de ser vivo que é originária da área geográfica em que atualmente ocorre.

(Baseado em: Convenção Internacional sobre Diversidade e Meio Ambiente, 1992 e IBGE, 2004. Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente.)

  1. A) Para uma determinada área geográfica, num determinado tempo, as definições de “espécie exótica” e de “espécie nativa” são mutuamente exclusivas. Do quadro acima, escolha dois outros pares de definições que também sejam mutuamente exclusivas.

  2. B) A palmeira do açaí (Euterpe oleracea), oriunda da Mata Amazônica, está sendo plantada, por produtores, em áreas da Mata Atlântica de São Paulo e tem tomado o lugar originalmente ocupado pelo palmiteiro-juçara (Euterpe edulis), que ocorre espontaneamente nessas matas litorâneas. É possível aplicar as definições de “espécie nativa”, “espécie exótica” e “espécie invasora” para a palmeira do açaí? Justifique.

A forma do lobo da orelha, solto ou preso, é determinada geneticamente por um par de alelos.

O heredograma mostra que a característica lobo da orelha solto NÃO pode ter herança


Carregando...