Analise as definições encontradas no quadro abaixo:

Espécie ameaçada: espécie de ser vivo que se encontra em perigo de extinção.

Espécie endêmica: espécie de ser vivo que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica, da qual é originária.

Espécie exótica: espécie de ser vivo presente em uma determinada área geográfica, da qual não é originária.

Espécie extinta: espécie de ser vivo de cuja existência não se tem mais conhecimento por um período superior a 50 anos.

Espécie invasora: espécie que está fora de seu hábitat natural e ameaça outras espécies, passando a exercer dominância em ambientes naturais.

Espécie nativa: espécie de ser vivo que é originária da área geográfica em que atualmente ocorre.

(Baseado em: Convenção Internacional sobre Diversidade e Meio Ambiente, 1992 e IBGE, 2004. Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente.)

  1. A) Para uma determinada área geográfica, num determinado tempo, as definições de “espécie exótica” e de “espécie nativa” são mutuamente exclusivas. Do quadro acima, escolha dois outros pares de definições que também sejam mutuamente exclusivas.

  2. B) A palmeira do açaí (Euterpe oleracea), oriunda da Mata Amazônica, está sendo plantada, por produtores, em áreas da Mata Atlântica de São Paulo e tem tomado o lugar originalmente ocupado pelo palmiteiro-juçara (Euterpe edulis), que ocorre espontaneamente nessas matas litorâneas. É possível aplicar as definições de “espécie nativa”, “espécie exótica” e “espécie invasora” para a palmeira do açaí? Justifique.