UNICAMP 2008 - Questões

Filtro de Questões
Selecione uma disciplina antes de escolher o assunto

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

O texto 9 da coletânea mostra a grande controvérsia mundial a respeito das medidas a serem adotadas na redução de danos à saúde. O uso de drogas injetáveis é o principal alvo dos programas governamentais. Entretanto, o consumo de drogas de qualquer natureza é uma questão de saúde pública. Orgânica e fisicamente, sob efeito do ecstasy ($C_{11}H_{15}O_2N$), por exemplo, o indivíduo sente seu corpo energizado pelo aumento do metabolismo, o que pode elevar a sua temperatura corporal a até incríveis $6^\circ C$ acima da temperatura normal (hipertermia), além de estimular uma atividade física intensa e a ingestão de grandes quantidades de água. Essa ingestão excessiva de água pode provocar a deficiência de sódio no organismo (hiponatremia), um processo, algumas vezes, letal. Pesquisas recentes com macacos mostraram que a ingestão de uma dose de $22\ \text{mg}$ de ecstasy por $kg$ de massa corpórea mataria 50% dos indivíduos ($LD_{50}$). Isso, entretanto, não significa que um indivíduo, necessariamente, morreria ao consumir o equivalente à sua $LD_{50}$. Tampouco garante que ele não venha a morrer com apenas um comprimido de ecstasy ou menos.

  1. a) A ingestão de água pode contornar algum dos problemas relativos ao uso do ecstasy? Justifique.

  2. b) Considerando que um comprimido de ecstasy contenha, em média, $5\ \times \ {10}^{-4}$ mol da droga, qual seria, aproximadamente, a $LD_{50}$ (em comprimidos) relativa a uma pessoa que pesa $56\ \text{kg}$? Dados: considere válida a $LD_{50}$ dada no enunciado para o ser humano, massas molares em $g.mol^{-1}$: $C=12,\ H=1,\ O=16\ e\ N=14$.

3. Com 800 mil habitantes, o Rio de Janeiro era uma cidade perigosa. Espreitando a vida dos cariocas estavam diversos tipos de doenças, bem como autoridades capazes de promover sem qualquer cerimônia uma invasão de privacidade. A capital da jovem República era uma vergonha para a nação. As políticas de saneamento de Oswaldo Cruz mexeram com a vida de todo mundo. Sobretudo dos pobres. A lei que tornou obrigatória a vacinação foi aprovada pelo governo em 31 de outubro de 1904; sua regulamentação exigia comprovantes de vacinação para matrículas em escolas, empregos, viagens, hospedagens e casamentos. A reação popular, conhecida como Revolta da Vacina, se distinguiu pelo trágico desencontro de boas intenções: as de Oswaldo Cruz e as da população. Mas em nenhum momento podemos acusar o povo de falta de clareza sobre o que acontecia à sua volta. Ele tinha noção clara dos limites da ação do Estado.

Adaptado de José Murilo de Carvalho, "Abaixo a vacina!". Revista Nossa História, ano 2, no. 13, novembro de 2004, p. 74.

A partir da leitura do texto 3 da coletânea e de seus conhecimentos, responda às questões abaixo:

  1. a. De que maneira as medidas sanitárias, no Rio de Janeiro do início do século XX, "mexeram com a vida de todo mundo, sobretudo dos pobres"?

  2. b. Indique dois fatores que restringiam a participação política dos trabalhadores na Primeira República.

Em 1348 a peste negra invadiu a França e, dali para a frente, nada mais seria como antes. Uma terrível mortalidade atingiu o reino. A escassez de mão-de-obra desorganizou as relações sociais e de trabalho. Os trabalhadores que restaram aumentaram suas exigências. Um rogo foi dirigido a Deus, e também aos homens incumbidos de preservar Sua ordem na Terra. Mas foi preciso entender que nem a Igreja nem o rei podiam fazer coisa alguma. Não era isso uma prova de que nada valiam? De que o pecado dos governantes recaía sobre a população? Quando o historiador começa a encontrar tantas maldições contra os príncipes, novas formas de devoção e tantos feiticeiros sendo perseguidos, é porque de repente começou a se estender o império da dúvida e do desvio.

Adaptado de Georges Duby, A Idade Média na França (987–1460): de Hugo Capeto a Joana d’Arc. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992, p. 256-258.

  1. a. A partir do texto, identifique de que maneira a peste negra repercutiu na sociedade da Europa medieval, em seus aspectos econômico e religioso.

  2. b. Indique características da organização social da Europa medieval que refletiam a ordem de Deus na Terra.

Doenças transmitidas por picadas de artrópodes são comuns ainda nos dias de hoje, como é o caso da malária, da dengue e da febre maculosa. Outra doença transmitida por picada de artrópode é a peste bubônica, também conhecida como peste negra, epidemia que causou a morte de parte da população européia na Idade Média. A peste bubônica é provocada por uma bactéria transmitida pela picada da pulga, o hospedeiro intermediário, que se contamina ao se alimentar do sangue de ratos infectados.

  1. a) Aponte, entre as doenças citadas, aquela transmitida de forma semelhante à peste bubônica e explique como ela é transmitida.

  2. b) indique duas características exclusivas dos artrópodes, que os diferenciam dos outros invertebrados.

Durante um torneio paraolímpico de arremesso de peso, um atleta teve seu arremesso filmado. Com base na gravação, descobriu-se a altura $\left(y\right)$ do peso em função de sua distância horizontal $(x)$, medida em relação ao ponto de lançamento. Alguns valores da distância e da altura são fornecidos na tabela abaixo. Seja $y\left(x\right)=ax^2+bx+c$ a função que descreve a trajetória (parabólica) do peso.

$$\begin{array}{cc} \textbf{Distância (m)} & \textbf{Altura (m)}\\ 1 &2,0\\ 2 & 2,7\\ 3 & 3,2 \end{array}$$

  1. a) Determine os valores de $a,\ b$ e $c$

  2. b) Calcule a distância total alcançada pelo peso nesse arremesso.

Carregando...